Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

“Vozes Originárias do Ceará: Guia de Termos Indígenas” é lançado em parceria com a PROCULT UFC

Data de publicação: 13 de junho de 2024. Categoria: Arte na Universidade, Notícias, Povos originários

A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPINCE), em colaboração com o ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (PROCULT UFC), lança o “Vozes Originárias do Ceará: Guia de Termos Indígenas”, uma iniciativa que ressalta a importância da herança indígena no Estado.

Este guia, disponível em formato digital e gratuito, visa promover a compreensão e valorização da diversidade cultural dos povos originários do Ceará.

O guia reúne 15 verbetes que explicam termos indígenas como “Pertencimento Étnico”, “Pajé”, “Retomada” e “Terra Indígena (TI)”, convidando o público a explorar a riqueza cultural e histórica dos povos indígenas cearenses.

A Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, destacou a relevância do projeto: “Estamos avançando na ocupação de espaços e na articulação de políticas públicas para nossos povos. Este guia é uma ferramenta essencial para a defesa e preservação de nossas tradições. Além disso, contribuirá significativamente para a formação e atualização dos termos junto ao público em geral.”

Um Convite à Reflexão e à Ação

O “Vozes Originárias do Ceará” vai além de simples definições; ele proporciona uma experiência cultural rica, ao apresentar a diversidade das línguas e tradições indígenas de forma acessível, utilizando uma linguagem clara e direta. Cada termo é apresentado com cuidado, honrando a sabedoria ancestral das vozes originárias.

Karine Gurgel, Coordenadora Geral do ÍRIS, reforça a importância do projeto: “Participar na elaboração do guia com a SEPINCE é uma oportunidade única para o ÍRIS e se alinha com nossa missão de aproximar e simplificar as relações entre o setor público e os cidadãos. A causa indígena é prioritária e urgente, e estamos honrados em contribuir para a disseminação de sua cultura e sabedoria.”

Ponte Entre Passado e Presente

A obra serve como uma conexão vital entre o passado e o presente, permitindo que todos apreciem a riqueza das tradições indígenas que constituem a base de nossa identidade coletiva. A PROCULT UFC, como parceira essencial, desempenha um papel na disseminação e formação desse conhecimento. O Pró-reitor de Cultura, Professor Sandro Gouveia, enfatiza: “A iniciativa da Secretaria dos Povos Indígenas é extremamente valiosa. Tornar o conhecimento acessível possibilita o exercício do direito à informação e contribui para formar cidadãos que respeitam e valorizam os saberes de nossos povos ancestrais.”

O guia está disponível gratuitamente em formato digital aqui e também nos sites da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará  e do Laboratório Íris.

Texto: Julyanna dos Santos – Assessoria SEPINCE
Imagem: Isac Bernardo – Designer do ÍRIS

Acessar Ir para o topo