Universidade Federal do Ceará celebra 67 anos de história

Data de publicação: 27 de junho de 2022. Categoria: Notícias

Apresentação da camerata de cordas da UFC. Foto colrida mostra o grupo no palco da concha acústica da UFC. Todos vestem perto. em primeiro plano aparece parte da plateia.No último sábado (25), a Universidade Federal do Ceará completou 67 anos de história. Para celebrar a data, a Camerata de Cordas da UFC realizou um concerto na Concha Acústica, na sexta-feira (24), reunindo alunos e servidores.

A apresentação, coordenada pela Profª Liu Man Ying, foi além do erudito, incorporando também o popular, bem representado por nomes como Belchior e Luiz Gonzaga. “Nesse espetáculo, fazemos uma viagem pelo tempo. Começamos pelo barroco, com Vivaldi, e também tocamos música brasileira, como Serenata, de Alberto Nepomuceno. Tocamos até anime! Temos Attack On Titan, que a moçada gosta bastante!” explicou Liu Man Ying sobre o repertório.

O público, que assistiu atentamente ao concerto, aprovou as canções selecionadas. “Eu gostei muito da cronologia, do erudito até a música popular, até a música de anime. Mostrou a diversidade que os instrumentos podem captar” disse Érica Cavalcante, aluna de Arquitetura e Urbanismo, que acompanhou a apresentação.

A cerimônia contou com a presença do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, que comentou sobre o espetáculo: “A apresentação da nossa camerata foi a forma que encontramos de marcar os 67 anos da nossa universidade, que tem uma trajetória belíssima, e que é reconhecida nacional e internacionalmente”, resaltou.

Outro estudante que conferiu o evento de perto foi Antônio Furtado: “É muito legal ver que tem esse tipo de evento aqui em Fortaleza, e principalmente na universidade, porque a grande maioria do pessoal não sabe que eles acontecem. Eu mesmo, sou acostumado a acompanhar concertos, mas não sabia. Então, é importante que eles aconteçam em ocasiões como essa”.

Há alguns anos no curso, Antônio também ressalta a importância da realização de eventos na Concha Acústica. O aluno pensa no espaço como um lugar acessível, e lembra dos encontros e apresentações que ele e os amigos viviam por lá, antes da pandemia. “Não é só para estudar, a vivência cultural dentro da universidade também é importante”.

O concerto foi aberto ao público e a professora Liu Man Ying fez questão de ressaltar a participação da comunidade na apresentação. “Esse espetáculo diz muito sobre o nosso projeto. A Camerata de Cordas da UFC é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e também da Secult UFC. Então, ele atende tanto as pessoas que estão dentro da comunidade acadêmica, quanto fora. Qualquer pessoa pode participar”.

Texto: Isabella Rifane
Foto: Ribamar Neto