Secult-Arte/UFC e Labomar promovem 2ª edição do Circuito UFC-Arte: Águas Vivas

Data de publicação: 5 de junho de 2018. Categoria: Notícias

A Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC) promove o 2º Circuito UFC-Arte de 2018 – Águas Vivas, que acontece do dia 11 ao dia 13 de junho, em parceria com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A programação integra-se à I Semana do Labomar, que agrupa a V Semana de Ciências Ambientais, a IX Semana de Ciências do Mar e o II Seminário em Ciências Marinhas Tropicais, e traz atividades relacionadas à moda, à música e à fotografia no intuito de difundir e estimular as diferentes artes dentro da comunidade.

O Circuito UFC-Arte é um projeto que consiste na realização de uma série de eventos artísticos e culturais durante o ano letivo, com o objetivo de fazer com que a arte e a cultura da universidade circulem pelos equipamentos culturais e pelos diversos campi da UFC, em Fortaleza e no interior do Estado. Busca-se, assim, promover e difundir o trabalho dos projetos e grupos artísticos em atuação na universidade, de modo a contribuir com a formação de plateia e com o processo formativo dos envolvidos.

Por compreender a descentralização da cultura e da arte como uma força motriz do Circuito, o Labomar foi escolhido como parceiro para a edição Águas Vivas. Fundado em 1960 como Estação de Biologia Marinha, o Labomar hoje é um instituto de Ciências Marinhas que é guiado pelos eixos de pesquisa, extensão e ensino. Dessa forma, fazem parte dele laboratórios de pesquisa, projetos de extensão, cursos de graduação (Oceanografia e Ciências Ambientais) e de pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais). Sua localização em Fortaleza, um importante pólo pesqueiro industrial e artesanal, faz com que as atividades nele desenvolvidas sejam importantes para a preservação dos ecossistemas costeiros e a otimização da produtividade pesqueira.

É com muita satisfação que a Secult-Arte/UFC, juntamente com os projetos Bolsa Arte Moda, Rádio Utrópico e Coral da UFC e os convidados especiais prof. Hugo Fernandes-Ferreira, Orquestra Sonial e Grupo Percussivo da UFC, reúnem-se na I Semana do Labomar para partilhar com o público presente um momento de trocas de conhecimentos e de experiências artísticas. Que o encontro das águas vivas da arte, da cultura e da ciência possibilite a construção de saberes integrados e sensíveis.

PROGRAMAÇÃO:

Local: Iate Clube de Fortaleza
09h às 12h – Intervenção do projeto Bolsa-Arte Moda: confecção de estampas feitas com giz de cera em camisas

Local: Iate Clube de Fortaleza
17h – Rádio Utrópico
20h – Recital das Águas com o Coral da UFC, Orquestra Sonial da  UFC e Grupo de Música Percussiva da UFC

Local: Prédio Didático do Labomar (Sala 3)
08h às 18h – Oficina de Fotografia de Vida Silvestre com o prof. Hugo Fernandes

OBS.: As inscrições para a oficina de fotografia já estão encerradas devido ao preenchimento das vagas.

Evento gratuito aberto ao público.

Acompanhe tudo sobre o evento no link.