Secult Arte/UFC divulga Resultado Final do Bolsa Arte 2019

Data de publicação: 8 de março de 2019. Categoria: Notícias

A Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (SECULT- ARTE/UFC) divulgou nesta sexta-feira (08/03) o resultado da fase de distribuição de bolsas, terceira fase do EDITAL Nº 04/2018, referente à seleção de propostas de concessão de bolsas do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para o ano de 2019.

Neste ano todo o processo de inscrição foi feito on-line, através da abertura de um processo via SEI e sem necessidade de entrega de formulários presencialmente na Secretaria de Cultura Artística da UFC, o que contribuiu para a agilidade dos processos e transparência, já que todos tem acesso aos processos no SEI.

No total foram inscritos 41 projetos, sendo que 3 propostas foram eliminadas na fase técnica por falta de documentação ou por envio fora do prazo. A seleção dos projetos seguiu uma série de critérios objetivos para projetos novos e projetos para renovação. Para a fase da avaliação de mérito foi constituída uma comissão de avaliação formada por representantes de equipamentos culturais da UFC, campus de Fortaleza e do Interior.

Para os projetos de renovação, a avaliação levou em conta a produção do projeto bem como aspectos administrativos como a entrega de documentação de bolsistas ao longo do ano, além do relatório final. A avaliação de mérito seguiu uma tabela de critérios objetivos para avaliação, cada avaliador atribuiu uma pontuação, que foi divulgada na 2ª fase, e esta pontuação serviu de base para a distribuição de bolsas. Cada avaliador também apresentou um parecer sobre o projeto, considerando a relevância do projeto e justificativa para a concessão ou não de bolsas.

O objetivo principal do Bolsa Arte é oferecer condições para o fomento de bens artístico-culturais. As bolsas do PPCA são destinadas a alunos de graduação para o desenvolvimento de atividades de formação, realização e produção artísticas dentro e fora da instituição. Através deste edital foram disponibilizadas até 100 bolsas com vigência de abril a dezembro de 2019. Desde que foi criado em 2013, o Programa já beneficiou mais de 110 projetos artístico-culturais da universidade, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas ao longo dos anos.

Os proponentes devem atentar para as próximas etapas que consistem na seleção de bolsistas, de total responsabilidade dos coordenadores de projetos, entrega dos documentos dos bolsistas remunerados selecionados na Divisão de Apoio Administrativo da Secult-Arte/UFC  e início das atividades a partir do dia primeiro do mês abril.

Resultado Final – Edital nº 04/2018- Edital PPCA 2019 (Bolsa Arte)

Cronograma das próximas etapas:

11 a 22/03/2019 Período de seleção dos bolsistas por parte dos coordenadores de projetos
25 a 29/03/2019 Período de entrega dos documentos dos bolsistas remunerados selecionados na Divisão de Apoio Administrativo da Secult-Arte/UFC
01/04/2019 Início das atividades dos projetos em 2019