Design computacional como meio de expressão artística e inclusão

Coordenadores(as): Roberto Cesar Cavalcante Vieira; Diego Enéas Peres Ricca;
E-mail dos coordenadores(as): robertovieira@daud.ufc.br; diego.ricca.p@gmail.com;

Bolsista(s): Gustavo Barreto Holzmann de Vasconcelos; Hefersson Talles do Nascimento Silva.

Área temática: Realização Artística.

Mídias Digitais: Facebook; Instagram;
Cidade: Fortaleza.

Resumo: O avanço das novas tecnologias possui uma forte influência na realização de novas ações artísticas. Devido ao crescimento de técnicas e ferramentas de fabricação digital, o uso de computadores programáveis e o surgimento crescente de novos softwares, essa influência vem se consolidando nos processos de design paramétrico e generativo, a fim de conceber resultados inéditos além de explorar a inovação nos processos de criação. Infelizmente esses processos ainda estão em carência no Brasil em áreas que possuem potencial de aplicação do design computacional, resultado de uma falta de familiaridade da lógica de programação. Este projeto visa arealização de investigações artísticas com a aplicação do design computacional. O estudo e experimento das possibilidades de projetos com auxílio da programação visa o incentivo para a valorização e busca pelo conhecimento dessas técnicas. O fortalecimento dessa prática entre a comunidade discente tende a apresentar resultados como a exploração de novos processos de criação, aprimoramento da administração estrutural de projetos e no potencial de inovação. Um dos projetos em andamento visa a tradução de frequências sonoras em informações visuais para apreciação por pessoas com deficiência auditiva, em parceria com o grupo de violoncelos da Profa. Dora e Camerata da UFC (Profa. Dora e Profa. Liu). Em 2019,além de protótipos e testes, foram realizadas três apresentações em parceria com o grupo de violoncelos e camerata. Desta forma, espera-se traduzir melodias em padrões visuais lógicos. Com este projeto, pretende-se fortalecer o grupo de pesquisa em Design Computacional do Departamento de Arquitetura e Design com a realização de experimentos artísticos utilizando-se das novas tecnologias de programação generativa e fabricação digital. Além do projeto aplicado à música, em 2018 iniciamos um protótipo de visão computacional para tornar a apreciação de peças táteis mais autônoma para as pessoas cegas, uma vez que o computador, pormeio da captação da camera, identifica o local de toque e executa áudios descritivos. Um primeiro protótipo já foi desenvolvido, com video demonstrativo publicado na página do grupo. Em 2019 finalizamos uma versão desse sistema que foi testado com o grupo de pessoas cegas em atividades no Museu da Fotografia e utilizado em exposição no Museu da Fotografia em 2021. Em 2021, devido à pandemia, não foi possível realizar apresentações musicais presenciais, porém participamos de apresentações em lives. Foram realizadas reuniões com o grupo de estudo e desenvolvido o protótipo de vibração para ser utilizado em apresentações musicais juntamente com o estímulo visual. Para 2022, pretende-se formar mais alunos nas técnicas desenvolvidas pelo grupo e aprimorar os sistemas já desenvolvidos. Caso seja possível a realização de apresentações presenciais pretende-se manter aparceria com a Camerata da UFC para apresentações na UFC e Teatro São José, assim como ocorreu em 2019. Caso ainda não seja possível a realização de eventos artísticos presenciais, serão realizadas lives, semelhantes às que foram feitas em2020/2021 para divulgação e testes do trabalho realizado.