Orquestra Sinfônica da UFC Campus de Sobral

Portal da UFC - Universidade Federal do Ceará - Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral receberá US$ 15 mil de edital para projeto no Interior

Coordenadores(as): Adeline Annelyse Marie Stervinou, Israel Victor Lopes da Silva (ECA) e Marco Antonio Toledo Nascimento.
E-mail dos coordenadores(as): adeline@sobral.ufc.br; israelvictor@ufc.br; marcotoledosax@hotmail.com
Bolsista(s): Eliduane Ponte Mendes e Iago David Barroso.
Área temática: Música e Formação Artística.
Mídias Digitais: FacebookInstagram
Campus: Fortaleza.

Resumo: O trabalho de prática orquestral utilizado como veículo de formação artística e profissional em música tem se mostrado mundialmente como um eficaz método de desenvolvimento musical. No Brasil, são inúmeros projetos chamados “Orquestras Escolas” que têm sido criados, como por exemplo: Instituto Baccarelli e Projeto Guri em São Paulo, Prima na Paraíba, FUNFFEC em Rio Grande do Norte, NEOJIBA na Bahia, entre outros, configurando-se como oportunidades de democratização e inclusão de crianças e jovens a esse tipo de atividade, tida até a pouco tempo como inacessível para as camadas populares da sociedade. O objetivo principal desse projeto de extensão consistirá em oferecer uma formação orquestral para músicos locais, com ênfase nos instrumentos oriundos das práticas instrumentais do curso de Música – Licenciatura da UFC Campus de Sobral, a saber: cordas friccionadas e sopros, podendo ainda, inserir as práticas coral e percussão, além de estendermos este projeto para músicos das comunidades, com ênfase naquelas mais afastadas dos centros urbanos. Vemos esse projeto como uma forma de divulgação da prática orquestral na cidade de Sobral e na Região Norte do estado, envolvendo músicos (professores e estudantes) tanto da UFC Campus de Sobral bem como das cidades vizinhas, permitindo fortalecer essa atividade de relevância artística e social, e de formação profissional.