Imagens que despertam aromas, sabores, memórias e sensações gustativas a partir de preparações gastronômicas.

A dieta planetária sob uma perspectiva científica - Nossa Ciência

Coordenadores(as): Alessandra Pinheiro de Góes Carneiro (iniciação cientifica), Matusaila Aragão Macedo, Rodrigo Viriato Araújo e Tereza Carlas da Nobrega Araújo Garcez.
E-mail dos coordenadores(as): alessandra.carneiro@ufc.br; mattuculinaria@hotmail.com; rviriato@gmail.com; terezacarlas@hotmail.com
Bolsista(s): Alisson Marley Rodrigues Alcantara e Leonardo Mota Mulato.
Área temática: Patrimônio Cultural e Realização Artística.
Mídias Digitais: Blogspot, Instagram1, Instagram2, Instagram3
Campus: Fortaleza.

Resumo: O Projeto “Imagens que despertam aromas, sabores, memórias e sensações gustativas a partir de preparações gastronômicas” tem como objetivo, divulgar e despertar interesse de forma acadêmica e pública por imagens que despertam sensações gustativas, bem como promover relatos culturais de cada preparação. Levar o público a refletir sobre a frase que motivará a utilização de redes sociais e de mostras realizadas em comunidades, escolas e nos encontros universitários, “Eu me alimento de cultura”. Sua importância está em valorizar o que produzimos e aprendemos dentro da universidade no curso de bacharelado em gastronomia e o que resgatamos de preparações que se encontram apenas na memória e nos interiores das famílias cearenses. Sabe-se que em relação à estética, muita coisa já foi produzida em relação a alimentos, visto o grande número de programas e valorização da Gastronomia que existe atualmente, porém o que percebesse são poucas informações sobre o que se encontra na base de belas preparações. Essa ideia nos motiva a pesquisar e tentar captar em imagens e despertar em quem olhar, a relação que cada alimento tem com o nosso saber popular. Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia desperta no observador um repertório de sentidos e sentimentos aliado a lembranças, principalmente aos alimentos, que fazem revisitar a memória, podendo despertar também rejeições alimentares. A memória vincula o passado ao presente, ajuda a representar o que ocorreu no tempo, e nos capacita a ver transformações.