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Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

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Educação Patrimonial na Casa José de Alencar

Coordenadores: Frederico de Andrade Pontes e Marcia Pereira de Oliveira.
E-mail dos coordenadores:
fredpontes2014@gmail.com; marsjm@gmail.com
Bolsista(s):
Jacktania Karolayne De Carvalho Costa e Jeferson De Castro Silva.
Área temática:
Patrimônio Cultural e Realização Artística.
Mídias Digitais: Institucional;
Cidade: 
Fortaleza.
Resumo:
A Casa de José de Alencar desenvolve Programa de Educação Patrimonial desde 2014, dentre as ações e projetos desenvolvidos no programa, podemos citar: exposições, atividades de formação, confecção de manual. Todas essas ações buscam utilizar a Educação Patrimonial como elemento catalisador de práticas educativas nos espaços da CJA, servindo como elo entre as diversas possibilidades educativas que podem ser oportunizadas através do patrimônio cultural pertencente a CJA. A ação de maior destaque, iniciada em 2015 e que já atendeu mais de 3.000
crianças, é o Projeto de Contação de Histórias(Educação Patrimonial na Casa José de Alencar), realizado com o apoio da Secultarte/UFC através do programa BolsaArte. No âmbito do projeto de contação de histórias, a educação patrimonial se desenvolve então, na medida em que narradores e ouvintes estabelecem uma construção de aprendizagem sobre as diferentes formas de manifestação de cultura. Além disso, os envolvidos nessa atividade se encontram em um processo ativo de conhecimento, no caminho da valorização da herança cultural da comunidade da qual
fazem parte, desenvolvendo o sentimento de pertencimento. O intuito é fazer o indivíduo compreender o universo sociocultural no qual está inserido, perpetuando o processo educativo que envolve identidade e transformação. Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade e a literatura tem papel fundamental na formação do ser humano, na conscientização de valores e princípios. Sua importância no desenvolvimento da criança torna fundamental o ato de contar histórias, sendo principalmente, um ato de carinho por parte do adulto, que reconhece que a criança pode aprender muito de modo lúdico e prazeroso, a respeito do mundo que a espera.

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