Procult UFC presente na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Data de publicação: 5 de março de 2024. Categoria: Notícias

Foto: Filipe Araújo/ MinC

“A cultura tem que estar nas entranhas.” (Presidente Lula, 2024)

A abertura da 4a. Conferência Nacional de Cultura foi repleta de manifestações culturais e políticas que expressaram a relevância de reunir gestores, fazedores e trabalhadores da cultura, artistas, produtores e empreendedores para juntos definirem os rumos do campo cultural no Brasil.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a refundação do MinC como um marco de retomada das políticas culturais que conseguiram chegar aos mais remotos municípios. Segundo ela, a cultura só tem condições plenas de expressão em um ambiente democrático e a institucionalização do ministério, o pacto entre os entes federativos na realização das políticas, bem como o funcionamento efetivo dos conselhos apontam nesse sentido.

“Estamos em estado de conferência”, afirmou a ministra ao destacar a importante mobilização que antecedeu essa etapa nacional da Conferência. Foram muitas reuniões preparatórias, etapas municipais, estaduais e conferências temáticas que movimentaram o setor da cultura nas suas mais diversas linguagens e frentes de atuação.

O tom político da abertura foi dado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva que enfatizou a importância da Cultura para a formação cidadã, para o exercício da democracia e para a conquista plena das liberdades. “Se a gente esquece a nossa história, a gente esquece a nossa cultura”, disse Lula sob aplausos da plateia composta por autoridades, convidados, delegados e observadores inscritos na Conferência. Para o presidente o nosso grande propósito deve ser proporcionar acesso à cultura para todos, fazendo com que a cultura permeie o cotidiano das pessoas de todas as classes sociais, tendo capilaridade em todos os lugares do país para que assim possamos fortalecer as nossas identidades e diversidades.

A abertura da 4a. Conferência foi um momento histórico, pois reuniu e deu voz e visibilidade a diferentes expressões, com destaque para diversos manifestações brasileiras, como o hip Hop, o frevo e a viola. O hino nacional foi cantado por Fafá de Belém, que em tom emocionado comoveu o auditório lotado ao entoar um símbolo nacional com personalidade.

A Pró-reitoria de Cultura da UFC junta-se à delegação do Ceará e participa ativamente das discussões pelos próximos dias, além de articular parcerias e promover diálogos com diversos agentes culturais do país.