Secult-Arte/UFC inicia programação de cursos do Laboratório de Arte e Expressão (LAE)

Data de publicação: 26 de abril de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Laboratório de Arte e Expressão (LAE), Notícias

A Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará inicia no mês de maio as atividades do Laboratório de Arte e Expressão (LAE), projeto que tem foco na formação artística e criativa da comunidade em geral.

O Laboratório de Arte e Expressão tem o objetivo de oferecer cursos livres e oficinas nas áreas das artes. Nessa primeira fase as oficinas serão nas seguintes áreas: Literatura, Artes Visuais, Bordado e Artes Integradas. Todas as oficinas são abertas ao público e gratuitas.

Para inaugurar a programação do LAE, será lançada a partir do dia 03/05, próxima segunda-feira, a Oficina de Fanzine ministrada pelo estudante Levi S. Porto, que é bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secult-Arte/UFC. As próximas oficinas serão ofertadas em parceria com o Bolsa Arte Moda, projeto vinculado ao PPCA.

Levi S. Porto é escritor, artista e pesquisador, graduando de Cinema e Audiovisual na UFC. Escreve online e cria zines. Em 2019 publicou o livro de poemas “Chinchila”, pela editora IPDH. Em 2020 publicou “Histórias pra Gente Entocada”, um e-book ilustrado de contos sobre a quarentena.

Neste período de isolamento social as atividades do LAE serão realizadas através do perfil do Instagram e do Canal do Youtube da secretaria. As oficinas do LAE vão contribuir para a formação artística ao propor um intercâmbio de ideias e práticas de forma online, aberta e gratuita.

Para ter acesso às oficinas do LAE não é necessária a realização de inscrição prévia. Os interessados devem apenas acessar o conteúdo pela plataforma que achar mais conveniente, acompanhar as aulas e realizar as atividades propostas. Ao final, podem enviar o resultado da produção para o e-mail: arte@ufc.br ou apenas marcar o perfil da secretaria nas suas produções. Não serão emitidos certificados para essa primeira fase do LAE.

Abaixo a lista das próximas oficinas previstas para serem ofertadas pelo LAE no ano de 2021 em parceria com o projeto Bolsa Arte Moda:

• Maio: Colorindo com o básico: lápis de cor escolar e papel sulfite – Sophie Feitosa Teles
  • Junho: Oficina de biscuit simplificado: Action do Totoro do zero – Helem dos Santos Soares
  • Julho: Como fazer e aplicar aquarela caseira – Gabriela Costa Borges
  • Agosto: Criando um jardim: Aquarela e bordado – Allana Maísa de Souza Porto
  • Setembro: Carimbo artesanal – Aline Rocha Barros
  • Outubro: Maquiagem artística e Halloween – Lya Júlia Duarte e Sousa
  • Novembro: Introdução ao Hand Lettering – Larissa Pereira Bezerra

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: arte@ufc.br