Inscrições abertas para o Edital do Bolsa Arte 2019

Data de publicação: 2 de janeiro de 2019. Categoria: Notícias

Estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 02, as inscrições para a submissão de propostas para o Edital nº 04/2018 do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte. Este ano há mudanças no processo de inscrição e na forma de avaliação. As inscrições serão realizadas exclusivamente através da plataforma do Sistema Eletrônico de Informações – SEI (www.sei.ufc.br).

Todo o processo de inscrição será on-line, através da abertura de um processo via SEI, sem necessidade de entrega de formulários presencialmente na Secretaria de Cultura Artística da UFC. A partir de hoje (02) os candidatos já podem preencher e enviar o formulário on-line no SEI, e o prazo de inscrições para a submissão de propostas segue até o dia 10 de fevereiro de 2019.

Para facilitar o envio de propostas está disponível um Passo a Passo que indica como abrir o processo e enviar o formulário e o parecer pelo SEI.

Avaliação – As mudanças na forma de avaliação contemplam a divisão dos projetos em dois eixos: Projetos Novos e Projetos para Renovação e critérios objetivos na etapa de avaliação por uma Comissão de Avaliação. Cada eixo possuirá critérios próprios de avaliação (contidos no edital) e receberão pontos, com os quais serão classificados num ranking de pontuação. Este ranking será apresentado à Comissão de Avaliação, que fará o  julgamento dos projetos e a distribuição das bolsas. Estes processos correspondem a segunda e terceira fases da Seleção, respectivamente.

Outra novidade é que os coordenadores deverão enviar à Secult-Arte/UFC relatórios mensais de atividades dos projetos. Estes relatórios começaram a ser solicitados em 2018, porém, em 2019, o envio deles no período disposto no edital será obrigatório.

O objetivo principal do Bolsa-Arte é oferecer condições para o fomento de bens artístico-culturais. As bolsas do PPCA são destinadas a alunos de graduação que desenvolverão atividades de formação, realização e produção artísticas dentro e fora da instituição. Através deste edital serão disponibilizadas até 100 bolsas com vigência de abril a dezembro de 2019. Desde que foi criado em 2013, o Programa já beneficiou mais de 110 projetos artístico-culturais da universidade, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas ao longo dos anos.

O edital com todas as informações está disponível na sessão de editais desta página. Para mais informações, os servidores da Secult-Arte/UFC estão à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o edital pelo telefone: 85 3366.7831 e e-mail: arte@ufc.br.