Acervos culturais da UFC participam de exposição em São Paulo

Data de publicação: 26 de outubro de 2023. Categoria: Museu de Arte da UFC, Notícias

A participação de acervos da UFC na exposição Ensaios para o Museu das Origens foi discutida em um encontro no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. O momento contou com a participação das museólogas Graciele Siqueira (Mauc) e Josiane Vieira (Memorial da UFC), nos dias 24 e 25 de outubro, e foi uma oportunidade para trocar experiências entre instituições dedicadas à preservação da memória coletiva.

Desde setembro, itens dos acervos da UFC estão expostos em São Paulo, nos espaços do Itaú Cultural e do Instituto Tomie Ohtake, como parte da exposição Ensaios para o Museu das Origens. A exposição reúne acervos de espaços de memória de todo o país e segue até 28 de janeiro.

O Mauc e o Memorial da UFC contribuem para a exposição com o empréstimo de xilogravuras populares, folhetos de cordel e correspondências entre o primeiro reitor da UFC e figuras importantes do cenário artístico internacional, como o escultor e pintor Sérvulo Esmeraldo, a arquiteta Lina Bo Bardi e o museólogo Lívio Xavier Junior.

Ensaios para o Museu das Origens

Em cartaz até o dia 28 de janeiro, nos espaços do Itaú Cultural e do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição Ensaios para o Museu das Origens é inspirada em uma proposta do crítico Mário Pedrosa para apresentar reflexões sobre políticas de memória, formas de preservar e difundir as diferentes matrizes culturais do Brasil. Participam da exposição mais de 20 instituições e coletivos que nos ajudam a conhecer e contar as histórias do nosso país, tão rico em narrativas. O Mauc emprestou 33 xilogravuras e 39 folhetos de cordéis, bem como disponibilizou cartas e documentos do seu arquivo. O Memorial da UFC disponibilizou correspondências do seu acervo.