Seminário discute diversidade e inclusão na construção do Plano de Cultura da UFC
Data da publicação: 22 de novembro de 2024 Categoria: Notícias, Plano de Cultura da UFCO Centro de Convivência da UFC foi palco de um importante debate sobre diversidade cultural e inclusão no dia 21 de novembro. “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidade na política cultural” foi o tema do terceiro seminário de construção do Plano de Cultura da Universidade, que reuniu representantes de todos os segmentos da comunidade universitária.
A mesa temática, mediada por Heidy Leão, da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, contou com a participação de especialistas como Dáry Bezerra, ativista LGBTQIA+ e mestra em Antropologia, e Clemilda dos Santos Sousa, especialista em Audiodescrição e membro da Comissão de Direitos Humanos da UFC. As palestrantes abordaram a importância de garantir a transversalidade das ações culturais na promoção da cultura na UFC e a necessidade de um trabalho de letramento para efetivar a acessibilidade na universidade.
A professora Kátia Lucy Pinheiro, do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos, reforçou a importância da participação das pessoas com deficiência na construção das políticas de inclusão da Universidade. “Nada sobre nós sem nós”, afirmou.
O evento também contou com a apresentação artística “Réplica 5”, de Alessandra Flor Ferraz, que abordou a temática da transfobia de forma poética e combativa. Além disso, a Feira LGBT+ de Fortaleza esteve presente, expondo trabalhos de artesãos e empreendedores LGBT, mulheres negras e outras comunidades.
Plano de Cultura da UFC: construindo um futuro mais inclusivo
Os seminários de elaboração do Plano de Cultura da UFC têm como objetivo construir um documento que oriente as ações da Pró-Reitoria de Cultura nos próximos anos. Os debates realizados nos seminários visam garantir que o plano seja um instrumento de transformação social, promovendo a diversidade e a inclusão em todas as suas dimensões.
Para o pró-reitor de cultura da UFC, Sandro Gouveia, o Plano de Cultura é uma oportunidade de construir um futuro mais inclusivo, não apenas dentro da universidade, mas também na sociedade como um todo. “A construção coletiva do plano de cultura, com as diretrizes apontadas, vai orientar a ação da Procult nos próximos anos”, afirmou.
Sobre os seminários
Dividido em dois momentos, o seminário contou com uma mesa temática pela manhã e debates em grupos de trabalho no turno da tarde. O primeiro grupo de trabalho abordou a temática da diversidade e raça, enquanto o segundo grupo se dedicou à discussão sobre acessibilidades. Ao final dos trabalhos, foram construídas coletivamente propostas de diretrizes que irão integrar o Plano de Cultura da UFC.