Secult UFC lança seleção de projetos para o PPCA 2022 com melhorias e incentivo à curricularização da extensão
Data da publicação: 13 de dezembro de 2021 Categoria: Programa de Promoção da Cultura ArtísticaA Secult UFC lançou nesta segunda-feira, 13, o Edital nº 02/2021 para a seleção de projetos artístico-culturais e concessão de bolsas pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para atuação no ano de 2022.
Poderão submeter projetos culturais servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da instituição. Os projetos devem ter como enfoque o desenvolvimento de ações em segmentos da área cultural ou linguagens artísticas voltadas à comunidade acadêmica e para o público externo.
Os projetos podem ser inscritos em um dos dois eixos: Projetos para Renovação ou Projetos Novos. Serão concedidas ao todo 100 (cem) bolsas para estudantes da graduação atuarem em ações culturais que serão realizadas no período de março a novembro de 2022.
As inscrições podem ser realizadas do dia 14 de dezembro de 2021 até o dia 16 de janeiro de 2022 através de processo eletrônico pela plataforma SEI/UFC. O edital com todas as informações já está disponível no link: Edital do PPCA 2022.
Novidades – Foi implementada uma série de mudanças no edital com o objetivo de melhorar a dinâmica administrativa relacionada aos projetos como, por exemplo, o recebimento de documentos para cadastramento, o envio de frequências e relatórios mensais, que serão feitos através de formulários eletrônicos do Google Forms de forma mais célere.
As mudanças foram inseridas no edital após a realização de uma pesquisa de opinião entre os coordenadores(as) e bolsistas cadastrados no PPCA 2021, que contribuíram com seus olhares, críticas, ideias e sugestões sobre o programa. Após a análise das respostas, a equipe da Secretaria voltou-se para a otimização dos processos, no esforço de desburocratizar as demandas administrativas do programa.
Entre as mudanças está também o cadastramento dos projetos no SIGAA Extensão, sistema utilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC), que possibilitará a formalização das ações dos projetos do PPCA relacionadas à curricularização de ações extensionistas na UFC. O cadastro será feito apenas para os projetos selecionados no Processo Seletivo para o PPCA 2022 e visa identificar e, posteriormente, contemplar a equipe do projeto com uma declaração da PREX/UFC.
Outro ponto que foi atualizado no edital é com relação à comissão de seleção das propostas, que será constituída por membros nomeados pela Comissão de Cultura e Arte (CCARTE) instituída pela Portaria nº 192, de 29 de julho de 2021.
O PPCA tem como objetivo principal oferecer aos proponentes e estudantes, condições para a produção e fruição de bens artístico-culturais contribuindo para a formação universitária e humana e para a diversidade cultural. As bolsas concedidas através do PPCA são destinadas ao apoio de projetos de cultura e arte protagonizados por estudantes da graduação, desenvolvidos sob a coordenação de servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFC.
Datas – A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de fevereiro. Após esta data, os proponentes terão o período de 11 a 23/02/2022 para realizarem a seleção dos bolsistas e até o dia 26 de fevereiro para o cadastramento dos estudantes. As atividades da bolsa terão início no dia 3 de março de 2021.
Os coordenadores de projetos que vão inscrever projetos para renovação devem enviar o Relatório Final de Atividades até o dia 10 de janeiro de 2022. O relatório deve ser preenchido por um dos coordenadores do projeto com informações referente às atividades realizadas no ano de 2021. Clique aqui para acessar o formulário do Relatório Final de Atividades.
O cronograma completo segue abaixo. Mais informações e esclarecimentos sobre o processo seletivo podem ser obtidas através do e-mail secult@ufc.br.
Links para os documentos:
- Edital nº 02/2021
- Manual de inscrições
- Relatório Final de Atividades (apenas para projetos para renovação)
Confira abaixo o cronograma completo
PERÍODO | ATIVIDADE |
13/12/2021 | Lançamento do Edital nº 02/2021. |
14/12/2021 a 16/01/2022 | Período de realização de inscrições. |
18 e 19/01/2022 | 1ª Fase – Avaliação Técnica. |
20/01/2022 | Divulgação do Resultado da 1ª Fase. |
21 a 29/01/2022 | 2ª Fase – Avaliação de Mérito. |
1º/02/2022 | Divulgação do Resultado da 2ª Fase. |
2 e 3/02/2022 | Período para recebimento de recursos. |
4 e 5/02/2022 | Período de análise dos recursos da 2ª Fase. |
8/02/2022 | Divulgação do Resultado dos Recursos. |
9/02/2022 | 3ª Fase – Distribuição das Bolsas. |
10/02/2022 | Divulgação do Resultado Final. |
11 a 23/02/2022 | Período de seleção dos bolsistas por parte dos coordenadores de projetos. |
11 a 17/02/2022 | Cadastro dos projetos no Módulo de Extensão do Sigaa. |
18 a 26/02/2022 | Período de envio da documentação (bolsista, Mapa Cultural, cadastro na PREX/UFC etc.) através do Formulário eletrônico de cadastramento (Google Forms). |
03/03/2022 | Início das atividades dos projetos em 2022. |