Procult UFC e equipamentos culturais discutem parcerias e projetos
Data da publicação: 19 de setembro de 2023 Categoria: Notícias, Política CulturalEm uma manhã produtiva e recheada de ideias a equipe da Pró-reitoria de Cultura (Procult UFC) se reuniu com alguns dos gestores e gestoras dos equipamentos culturais vinculados para tratar de editais e oportunidades para projetos culturais a serem desenvolvidos.
Na ocasião, a produtora cultural Jocastra Holanda, que integrará o corpo técnico da pró-reitoria, na Coordenadoria de Projetos e Relações Interinstitucionais, apresentou detalhes de editais abertos e próximos de serem lançados para que os gestores possam organizar as ideias e formatar projetos estratégicos.
Participaram da reunião, o professor Sandro Gouveia, pró-reitor de Cultura, a professora Glícia Pontes, pró-reitora adjunta, Dayana Oliveira, coordenadora de Difusão e Produção Cultural da Procult, Erika Pinho, produtora cultural da Coordenadoria de Conhecimento e Memória, além dos gestores e gestoras de alguns dos equipamentos culturais: Grá Dias, diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno; Márcio Ramos, diretor da Seara da Ciência; Graciele Siqueira, diretora do Museu de Arte da UFC, Leandro Bulhões, diretor da Casa de José de Alencar, e Marcela Teixeira, diretora do Memorial da UFC.
Durante o encontro, o professor Sandro Gouveia lembrou de dois desafios que devem ser pensados nos projetos: a interiorização de ações para os campi avançados e a difusão das ações e propostas também no ambiente virtual. O pró-reitor destacou a potencialidade dos equipamentos em participar de editais e outras oportunidades de fomento que estão sendo mapeadas e articuladas.
Como forma implementar a política de fomento aos projetos desenvolvidos pelos equipamentos culturais, a Procult realizará reuniões de trabalho periódicas com momentos de trocas de ideias e sistematização de processos para avançar no desenvolvimento de ações artísticas e dos diversos segmentos que compõem os equipamentos vinculados à pró-reitoria.
A professora Glícia Pontes, pró-reitora adjunta, lembrou da importância de os gestores formatarem as ideias e projetos para o momento em que as oportunidades aparecerem possam ser encaminhadas em tempo hábil para inscrição em editais e outras alternativas de fomento.
Fotos: Éden Barbosa / Memorial da UFC