FazerArte UFC
Coordenadores(as): Francimayre de Sousa Sabóia; Amanda Nobre de Aguiar; Pedro Harrison de Freitas Teixeira; Bruna de Mesquita Veras;
E-mail dos coordenadores(as): mayresaboia@ufc.br; amandanobre@ufc.br; pedro.harrison@ufc.br; bruna@ufc.br;
Bolsista(s): Adriana Alves da Silva; Davi Lima Saraiva; Maria Tainá Bernardino de Brito; Yohanna de Sousa; Gabriel Lima Leôncio;
Área temática: Formação Artística.
Mídias Digitais: Canal da Progep no Youtube: Conexão UFC; Canal da DICART no Youtube: DIPPC Progep; Mailing: Conexão UFC (informativo semanal); Site da Progep; Rádio: Programa “Progep no ar”; Facebook: Progep; Telegram: Canal da DICART (@Dicart);
Cidade: Fortaleza.
Resumo: O Projeto Fazer Arte é um projeto de extensão que foi concebido sobreo tripé discente, servidor e gestão promovendo: a formação profissional e acadêmica dos discentes; a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica por meio da fruição e produção artística; e a realização das demandas da instituição. Diversos estudos comprovam os benefícios das artes no desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional, algo que se tornou mais relevante no contexto de pandemia e do necessário isolamento social pelo qual atravessamos. As atividades artísticas oferecidas pelo Projeto Fazer Arte têm contribuído para a saúde do público atendido: estimulando movimentos corporais e desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas; o aprendizado, a leitura, o ouvido e memória musical, a prática de técnicas de relaxamento e respiração, exercícios para coordenação motora etc., além de promover o convívio social que, mesmo que de forma virtual, contribui para a saúde mental das pessoas. Esses benefícios têm sido observados ao longo dos anos, nos depoimentos e nas pesquisas de satisfação que realizamos periodicamente. Ressaltamos que mesmo sendo um projeto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, e seu público prioritário serem os servidores da instituição, o alcance é muito maior, uma vez além de vagas disponibilizadas para outros grupos, temos grande alcance e participação nas mídias institucionais, como já detalhado anteriormente.