Educadance
Coordenadores(as): Maria Eleni Henrique da Silva; Marcos Antônio Almeida Campos; Maria Socorro Silva;
E-mail dos coordenadores(as): melenih@hotmail.com; marcosalmeidacampos@gmail.com; socorro_ufc@hotmail.com;
Bolsista(s): Ivna Liana Lima Ramos; Luciano Nunes de Sousa; Victória Halhandra Alves Gondim; Victoria Márcia Olímpio Magalhães; Sarah Oliveira da Costa;
Área temática: Formação Artística.
Mídias Digitais: Instagram;
Cidade: Fortaleza.
Resumo: O Educadance vem, nesse 14° ano de trabalho, realizar um projeto de produção de material presencial (assim que permitido), audiovisual e virtual, baseando-se em necessidades atuais, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC aponta que as danças de salão, danças urbanas (indicadas para os anos finais do ensino fundamental da Educação Física) e as danças da moda (como uma possibilidade potente no ensino médio, por lidar com questões dos tempos atuais para jovens, e as danças da moda fazem parte do universo dançante da juventude) são as linguagens a serem trabalhadas, pensadas, concretizadas nas aulas de Educação Física. Como linguagens artísticas que são, essas danças se enquadram no que chamamos de “Danças Populares”, pois provém do povo e têm sentido e significado para esse mesmo povo. Há outras linguagens dentre as danças populares, mas aqui trataremos dessas três apenas. A BNCC traz algumas diretrizes gerais para o trabalho com essas danças, mas não detalha formas e estratégias de ensino com profundidade. Além disto, ainda há pouca literatura e estudos sobre isso até hoje. Com isto, o Educadance entende que é um espaço rico para a escrita e experimentação de possibilidades que atendam a essa demanda reprimida.