Educação Patrimonial na Casa José de Alencar

Coordenadores(as): Frederico de Andrade Pontes; Marcia Pereira de Oliveira;
E-mail dos coordenadores(as): fredpontes2014@gmail.com; marsjm@gmail.com;

Bolsista(s): Clotilde Mariana Campos Santos; João de França Quixadá;

Área temática: Realização Artística.

Mídias Digitais: Casa José de Alencar;
Cidade: Fortaleza.

Resumo: A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará e patrimônio histórico nacional tombada pelo IPHAN em 1964, está situada em Fortaleza, capital cearense, em uma região de Fortaleza de alta vulnerabilidade social. Os bairros de José de Alencar, Sapiranga, São Miguel e Curió, que fazem parte da grande Messejana, são reconhecidos pelos altos índices de violência, principalmente no que se refere ao assassinato de jovens, conflito de gangues e tráfico de drogas.

Ademais, está área da cidade possui poucas opções de estruturas públicas de Lazer, Cultura, Esporte, Saúde e Educação, desse forma favorecendo sobre maneira a entrada de crianças e jovens no mundo do crime. Para compreender está complexa realidade é necessário analisar o processo de formação desse espaço urbano, que teve no início do século XIX uma ocupação realizada por grandes latifundiários da cana-de-açúcar e depois sendo povoada por migrantes das secas que atingiam o Ceará, assim como por empreendedores mobiliários, em meados do século XX.