Dandara: narrativas teatrais e antirracistas

Projeto Dandara UFC - YouTube

Coordenadores(as): Alexandre Santiago da Costa; Jakeline Andrade de Alencar;
E-mail dos coordenadores(as): santiagoalexandre@yahoo.com.br; jakelineufc@gmail.com;

Bolsista(s): Hudson Ramalho de Lima.

Área temática: Realização Artística.

Mídias Digitais: instagran; youtube;
Cidade: Fortaleza.

Resumo: Tal projeto nasce a partir de demandas observadas nas práticas pedagógicas em instituições escolares onde o racismo é cada vez mais presente causando grande impacto na formação de nossas crianças. A arte-educação a partir da linguagem teatral insere-se nessa luta antirracista e com vistas a desenvolver práticas de sensibilização, combate ao racismo e de formação de plateias para a primeira infância e para os futuros educadores, nossos estudantes do curso de Pedagogia da UFC. Nosso lócus principal de atuação é a brinquedoteca da FACED, um importante espaço lúdico e artístico da UFC, onde semanalmente, antes da pandemia, recebíamos escolas e creches públicas e privadas da cidade, onde desenvolvemos um trabalho com teatro infantil, contação de histórias e formação para educadores. Portanto, tal projeto tem duas frentes: a primeira é a construção de narrativas cênicas que tenha uma dramaturgia antirracista para a primeira infância com bolsistas remunerados e voluntários do curso de Pedagogia. A outra frente será uma série de formações sobre a técnica de contação de histórias para professores da rede municipal de ensino, atreladas a temática ” literatura infantil e racismo”.