Produção artístico-cultural dos estudantes é destaque nos Encontros Universitários 2024
Data da publicação: 8 de novembro de 2024 Categoria: 70 anos UFC, Arte na Universidade, Encontro de Cultura Artística, Mostra ICA, PPCA, Programa de Promoção da Cultura ArtísticaA programação cultural dos Encontros Universitários 2024 foi marcada por uma programação recheada de trocas de conhecimento, ciência e cultura. Os encontros foram abertos com a conferência do reitor Custódio Almeida, com a temática “Ética e Universidade: saberes que iluminam” e durante toda a quarta-feira, 6, subiram ao Palco Mix diversos grupos artísticos do XI Encontro de Cultura Artística e da X Mostra ICA.
Também foi destaque a palestra “Mulheres na liderança: convite ao protagonismo”. Sob a mediação da professora Kamila Fernandes, tivemos a presença da vice-governadora do estado do Ceará Jade Romero, Lia Quinderé, CEO e fundadora da renomada marca Sucré Brasil, Maria da Penha, Raquel Andrade, Secretária Executiva de Direitos Humanos do Estado do Ceará, e as representantes da siderúrgica ArcelorMittal, Glauciane Parente e Raphaella Hermont. As convidadas fizeram relatos e foi destaque a presença da ativista Maria da Penha, que participou on-line. Ela falou sobre o seu trabalho na prevenção e eliminação da violência contra as mulheres nos 18 anos desde que foi sancionada a Lei Maria da Penha.
Durante os dias 6, 7 e 8 a programação seguiu com uma série de apresentações de trabalhos acadêmicos no Instituto de Cultura e Arte, Centro de Ciências e Centro de Convivência. As apresentações da modalidade artística do XI Encontro de Cultura Artística e X Mostra ICA se concentraram no Palco Mix, que este ano também recebeu outras ações das diversas pró-reitorias que compõem a Universidade, tornando o evento ainda mais completo de interações e encontros. A Biblioteca do ICA recebeu uma série de exposições de artes visuais, performances e trabalhos de audiovisual.
Ainda no primeiro dia, dentro da programação da tarde do XI Encontro de Cultura Artística, o Palco Mix recebeu um momento de rica criação cultural: bolsistas da Rádio Universitária FM 107,9 promoveram uma batalha de conhecimento voltada para questões periféricas, sociais e raciais. As batalhas de rima foram uma verdadeira celebração da expressão estudantil, com jovens talentos abordando de maneira envolvente e inteligente questões que afetam as comunidades periféricas e a diversidade racial. Também subiram ao palco as apresentações: Canto Popular na DBEST: O ensino coletivo numa perspectiva integradora e Orquestra de Cordas da UFC: a construção de um repertório didático para o desenvolvimento do estudante de cordas friccionadas.
Na mostra ICA, destaque para o Coral dos Estudantes da UFC, composto por estudantes da Universidade Federal do Ceará, dirigido por alunos do curso de música. O projeto destaca a rica diversidade da música brasileira e celebra a originalidade nacional. Entre as apresentações, o grupo encantou a todos com a canção “Corcovado”, de Antônio Carlos Jobim.
No segundo dia dos Encontros Universitários 2024, vivenciamos uma rica troca de saberes culturais e artísticos. A manhã começou com as vibrantes apresentações do grupo Sagrados Encantos do projeto Improvisa, que trouxe os ritmos envolventes do reggae, enchendo o ambiente de energia e positividade.
Para completar a manhã diversificada, o interativo jogo Paku Breakout foi apresentado pelo talentoso universitário Leandro Rubens, do curso de Sistemas e Mídias Digitais. O projeto combina arte, tecnologia e criatividade.
No Palco Mix continuou a festa de arte e cultura, trazendo uma variedade de grupos artísticos que reafirmaram a riqueza da cultura negra, indígena e nordestina. O público foi envolvido em um universo de conhecimentos e ancestralidade, criando um ambiente de celebração e aprendizado.
Além disso, tivemos encontros no Centro de Convivência, ICA e Centro de Ciências, onde a comunidade acadêmica se reuniu para a apresentação de trabalhos nas modalidades de Poster, Apresentação oral, Pitch e Rodas de conversa, que mesclam saberes sociais e científicos, fortalecendo ainda mais os laços entre a educação e a cultura.
No terceiro e último dia, as apresentações do Palco Mix foram iniciadas com o projeto Cia de Dança do IEFES com a apresentação Cacos, que presenteou o público com uma performance cheia de energia e criatividade.
Em seguida, tivemos a presença do grupo musical Quinteto Transversal da UFC, formado por alunos do curso de Música, mostrando ao público um repertório eclético indo do clássico ao contemporâneo. Também teve espaço para uma sessão de Karaokê que reuniu voluntários e estudantes a fim de compartilharem um pouco dos seus gostos musicais, além de interagirem com o público.
Finalizando a parte da manhã, o Palco Mix recebeu a premiação das equipes envolvidas na segunda edição do Thinkathon, projeto da PROINTER, que visa uma maratona de ideias pensando na sustentabilidade 4.0. A equipe Acad+ foi a vencedora dessa edição.
Para dar início a uma tarde linda, as apresentações seguiram com o grupo Do Azul à Cajuína: Um Passeio Musical pela MPB – X Mostra ICA, trazendo a magia da MPB com interpretações de clássicos que encantaram o público. A celebração continuou com a amostra cultural nordestina, destacando ritmos e tradições que uniram o público e reforçaram os saberes e ensinamentos transmitidos através das gerações.
Subiram ao palco os grupos: AutoFagia dos Eus, explorando temas de autoconhecimento, Por Onde Vêm as Águas do Vale, com uma narrativa poética sobre a relação do homem com a natureza, e Som da Terra: A Música Como Ferramenta de Inclusão e Qualidade de Vida, mostrando como a música promove inclusão e bem-estar.
O grupo Oré Anacã trouxe danças e músicas tradicionais, oferecendo uma experiência imersiva nas culturas ancestrais do Brasil. Encerrando a tarde com muita energia, o Conjunto Lambadêro animou a plateia com ritmos dançantes, destacando a capacidade da música de unir as pessoas. E, continuando com um momento de saudosas premiações, agradecimentos e o encerramento do evento.
Texto: Yandra Sousa e Gabriel Garcia
Revisão: Dayana Oliveira
Foto: Beatriz Lizavieta