Nascimento da Pró-Reitoria de Cultura da UFC
Data da publicação: 23 de agosto de 2023 Categoria: Notícias, Sem categoria
A linha cronológica do caminhar e desenvolvimento da institucionalização da Cultura na Universidade Federal do Ceará (UFC) avança mais um passo na sua ampliação e no seu reconhecimento. Hoje, dia 23 de agosto de 2023, o Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC se reuniu e aprovou a criação da Pró-reitoria de Cultura da UFC, a Procult UFC.
Uma década depois da sua pedra fundante, a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte UFC) — posteriormente Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) — se fortalece, se amplifica, se expande e se transforma em uma nova Pró-reitoria da nossa Universidade.
A UFC passa, então, a ser uma das cinco Universidades brasileiras a contar com uma pró-reitoria exclusiva para a área, sendo a quarta Universidade Federal. Com isso, nos juntamos à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), à Universidade Federal do Cariri (UFCA) e à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na concepção de uma estrutura que acople todo um ecossistema cultural amplamente capilarizado e pulsante em todos os seus cursos (de graduação e de pós-graduação) e em todos os seus Campi.
Todo o processo de estruturação dessa nova unidade contará com os esforços dos servidores técnicos-administrativos da área cultural, bem como dos equipamentos culturais que irão compor essa rede colaborativa de construção e de suporte na difusão e na produção cultural. Os equipamentos que passarão a integrar e que serão um dos pilares dessa nova configuração serão: a Casa de José de Alencar, a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), o Centro de Convivência, a Concha Acústica, o Memorial, o Museu de Arte (MAUC), a Rádio Universitária FM, a Seara da Ciência e o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA).
À frente nesta iniciativa e ciclo da cultura na UFC, teremos os professores Sandro Gouveia e Glícia Pontes, nas posições de Pró-reitor de Cultura da UFC e Pró-reitora de Cultura Adjunta da UFC respectivamente. A atuação da Procult UFC será realizada em quatro frentes, que serão divididas em coordenadorias, sendo: Coordenadoria de Gestão; Coordenadoria de Difusão e Produção Cultural; Coordenadoria de Projetos e Interações Interinstitucionais; e a Coordenadoria de Conhecimento e Memória.
Palavra do Pró-Reitor e Pró-Reitora Adjunta
A criação da Pró-Reitoria de Cultura da UFC
A Universidade Federal do Ceará, desde o seu nascedouro, há quase setenta anos, demonstra profunda vocação para a cultura. Seja por meio dos equipamentos e espaços culturais, seja através das diversas publicações, eventos, exposições, ações de extensão e pesquisa. A UFC é um agente importante na cena cultural do Estado, colaborando de maneira central para a consolidação da cultura como um campo do conhecimento e na formação de profissionais, que se tornaram referência na cultura e nas artes.
A criação da Pró-Reitoria de Cultura, idealizada pelo Reitor Custódio Almeida, tem o propósito de implementar uma política institucional que vai ao encontro dessa vocação, com centralidade nas dimensões culturais e humanas. A compreensão de cultura deve atravessar todas as áreas do saber científico, como uma trama que permeia a vida cotidiana da universidade e expande seus diálogos com a sociedade.
A UFC precisa ampliar ainda mais o reconhecimento dos saberes tradicionais e reencontrar-se com a sua história que se confunde com as histórias de lutas, desafios e conquistas do nosso povo. Povo este que é a razão da nossa existência e cada vez mais encontra espaço nas salas de aula da universidade, e pode, através das políticas culturais, firmar laços, encontrar acolhimento, pertencimento e encantamento. Investir em cultura significa valorizar as nossas memórias, as nossas linguagens, respeitando as nossas identidades, reconhecendo as nossas diferenças e celebrando os nossos vínculos.
A comunidade universitária da UFC encontrará na Pró-Reitoria de Cultura um lugar de trabalho e afeto, de defesa da diversidade e do caráter público da nossa instituição. Por meio das coordenadorias pretendemos fortalecer a gestão da área na UFC, articulando em rede os equipamentos e espaços culturais, dando-lhes suporte na difusão e produção cultural, fortalecendo a cultura como saber e a memória como conhecimento. Tudo isso em consonância com as políticas implementadas por outros agentes do estado e do país, com os quais pretendemos estabelecer parcerias que fortaleçam as nossas iniciativas, tornando-as mais abrangentes e acessíveis. O nosso primeiro grande passo será dado ainda este ano com o início da formulação do Plano de Cultura da UFC que contará com o apoio institucional e financeiro do Ministério da Cultura.
Vamos abrir as portas da nossa Reitoria para que a comunidade possa conhecer também por dentro esse renomado prédio histórico, promovendo exposições e eventos nos seus salões e na Concha Acústica, espaço que já foi palco de acontecimentos importantes da cidade de Fortaleza. Queremos estimular a convivência da nossa comunidade na capital e no interior, proporcionando ações de fruição artística e de valorização dos nossos talentos. A Casa de José de Alencar, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Centro de Convivência, a Concha Acústica, o Memorial, o Museu de Arte (MAUC), a Rádio Universitária FM, a Seara da Ciência e o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno são parte do nosso patrimônio e, cada um a seu modo, conta a nossa história e inspira o nosso futuro.
A cultura é esperança, é sonho, é projeto de mundo, é conhecer e se reconhecer, é movimento, é disrupção, é tradição, é renovação, é regional, é universal. Nesse novo tempo, a cultura se fortalecerá na UFC com a institucionalização de uma Pró-Reitoria, demonstrando a consolidação democrática rumo a uma universidade mais popular, cidadã, participativa, plural e inclusiva.
Sandro Tomaz Gouveia | Pró-reitor
Glícia Maria Pontes Bezerra | Pró-reitora Adjunta