Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Procult UFC convida para a programação cultural da Mostra Nosso Palco na Feira das Profissões 2025

Data da publicação: 27 de maio de 2025 Categoria: Sem categoria Tags:

A Pró-Reitoria de Cultura da UFC realiza, de 3 a 6 de junho, a Mostra Nosso Palco em edição especial na 8ª Feira das Profissões da UFC, um dos eventos mais aguardados por estudantes do ensino médio e técnico que sonham com o ensino superior. A Feira das Profissões será realizada no Centro de Convivência do Campus do Pici, em Fortaleza, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção do último dia (6), que será das 8h às 12h. A entrada é gratuita. 

Além do evento proporcionar 74 estandes, permitindo ao público conhecer detalhes sobre as áreas de atuação, grade curricular, mercado de trabalho e perfil dos profissionais formados, a programação ainda irá contar com diversas apresentações artísticas promovendo um momento de cultura e arte. A Mostra Nosso Palco é uma iniciativa da Procult UFC que visa selecionar propostas artísticas e culturais da comunidade universitária.

No primeiro dia de Feira (03/06), a partir das 10h30, o Nosso Palco dá início à programação com a participação do Projeto Hanuman, que vem da Casa de Cultura Britânica, com um pocket show de voz e violão. Em seguida, o Projeto Improvisa apresenta Mar Interno, uma envolvente composição de dança que promete refletir, por meio da coreografia, a intensidade e a suavidade que coexistem em nós. E não para por aí! Para os amantes do estilo brega, Allan Santos e seu grupo musical trazem um repertório exclusivo, celebrando as alegrias e tristezas que marcam esse gênero tão popular. 

Além de música e dança, a artista circense Palhaça Bifinha convida o público a se divertir e refletir com o número Você quer brincar na neve? uma intervenção cheia de humor e sensibilidade. Após o meio-dia, a programação segue com diversas atrações musicais. Às 12h30, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada movimenta o palco com um show percussivo contagiante. Às 13h, o DJ Embraza apresenta o “Batidão de Identidade”, um set que celebra o funk brasileiro como linguagem cultural e expressão periférica. Na sequência, às 13h30, o Nosso Palco fica aberto ao público, com um momento descontraído de karaokê, não perde essa chance de mostrar o seu talento também.

A mostra Nosso Palco também abre espaço para o teatro. O Projeto Comunicando Ciência com Arte anima o público com a peça Vendo Estrelas, que apresenta descobertas científicas de forma criativa e lúdica. Às 14h30, o projeto Paisagens Tipográficas Interativas, composto pelo professor Eduardo Novais e pelo bolsista Mickael Castro, apresenta a instalação visual Fluir, uma obra que explora as possibilidades de interação entre arte e computação física. A banda Doces Deletérios sobe ao palco às 15h apresentando o seu primeiro show após o lançamento do EP Vende-se ou Doa-se, exaltando a música autoral e a riqueza da cultura cearense.  Encerrando a programação do dia, Iasmin e Uma Cabeçada traz ao palco um repertório de músicas autorais da compositora Iasmin Leite e releituras de clássicos da MPB, em um misto envolvente de sonoridades. 

Na quarta feira (04/06), a nossa programação cultural começa mais cedo às 9h30, com o Grupo 30 cordas, que convida o público a viajar através das fronteiras das músicas popular e erudita pelo Brasil, com o Show Raia – 30 Cordas e 10 anos de violão cearense. Após o momento musical, o grupo de dança tradicional Oré Anacã traz ao nosso palco saberes ancestrais da cultura afro-brasileira e indigena com a apresentação Entre Penas e Contas. 

A partir das 11h, o momento musical toma conta do Nosso Palco, Bruno Brasil e “Uma Banda de Respeito” apresentam sucessos da MPB dos anos 70 aos 2000 em novas roupagens, explorando o amor em suas diversas nuances. Às 12h a banda autoral formada por estudantes e ex-estudantes de música da Universidade Federal do Ceará, Autofagia dos Eu’s, apresenta um repertório musical com o melhor dos ritmos brasileiro brasileiros, como maracatu, baião, coco e samba, se unindo a influências do rock progressivo, jazz e reggae. Em seguida, às 12h30, o projeto Zumbi – O Rap na Universitária FM, da Rádio Universitária FM 107,9, toma conta do palco com um DJ set de 30 minutos comandado por Gata Cera DJ, mixando clássicos e novos nomes da cena, celebrando a resistência, identidade e voz da cultura hip hop. 

A programação retorna às 14h30 com o nosso karaokê, que ficará disponível ao público de até às 15h, quando entra em cena o show de Ref & Banda. Na sequência, terminamos o dia com a apresentação musical do concerto O Encanto da Disney com a Camerata de Cordas da UFC, que tocarão clássicos de filmes e de animações da Disney que marcaram nossa imaginação. 

No terceiro dia de programação, (05/06) quinta feira, abrimos o Nosso Palco com a apresentação de dança, do Artista Wellington Barbosa, Raízes. Expondo com a sua coreografia um pouco da histórica da cultura popular brasileira, africana e indígena, às 9h30. O Coral Maestro Orlando Leite, se apresenta logo em seguida com o espetáculo Um Canto para todos, harmonizando diversas canções brasileiras. Também teremos apresentações de performance, iniciando com Coração desalento que através da música e da poesia, a artista Sousana fala sobre um coração que ama, que recebe afeto, e que já não é mais desalento. 

Às 11h30, O cantor Artugo, apresenta o show Lamento Tanto, trazendo ao palco as faixas de seu primeiro álbum autoral, em uma fusão de R&B, pop e soul. E como de costume teremos o nosso famoso Karaokê, no momento de Palco Aberto, que iniciará às 13h. A programação retorna às 13h30, com o Grupo Cajá Umbu com o espetáculo Nordestando cantando versões clássicas dos ritmos baião, xote e maracatu. Incorporando elementos de diversos estilos como Jazz, MPB e Samba num contexto original e único, revivendo o gosto do passado com uma sonoridade atual. Logo após, a peça teatral Eu odeio insetos,  do projeto Comunicando Ciência com Arte, incentiva o público a refletir sobre  o equilíbrio da natureza na presença dos insetos.

E para finalizar mais um dia de apresentações do Nosso Palco, o Grupo Ensemble da UFC propõe um repertório variado para agradar todos os públicos, tocando desde músicas eruditas a músicas populares, aberturas e trilhas sonoras de animes e de games às 16h30

No último dia de apresentações, teremos uma programação animada de 10h às 12h. iniciando as mostras, o artista Guilherme Mendes, apresenta em Nosso Palco um número circense de contorcionismo com base em “El tango de Roxanne” do filme “Moulin Rouge”, Amor em chamas. E para manter o clima agitado a banda de indie rock brasileira, Jovens Idosos, buscam ser a personificação do presente, com estética e letras que misturam referências culturais da geração Z. 

Às 11h, será realizado o Sarau Vozes Indígenas e Afro-brasileiras, com apresentações de poemas de autores Indígenas e afro-brasileiros, sendo performadas por atuantes do Projeto PPCA Saraus: Voz em Performance. E para envolver ainda mais o público, a dançarina Sarina Raissa apresenta É pra isso que vivemos, unindo poemas autorais, dança e uma mescla de músicas. E encerrando a edição da mostra Nosso Palco, a peça teatral Eu Sou Mandela procura discutir a força do grande representante sul africano contra o racismo, trazendo importantes reflexões e comparações com o racismo brasileiro. 

Não podemos esquecer, que além das ações culturais do Nosso Palco, todos os equipamentos culturais da UFC estarão presentes com atividades interativas, apresentando esses espaços aos futuros universitários. Então não perca essa oportunidade de adentrar diversos núcleos da Universidade Federal do Ceará, desde seus cursos até seus projetos extensionistas e equipamentos de arte e cultura.

 

Serviço:

Mostra Nosso Palco na Feira das Profissões 2025

Data: 3 a 6 de Junho / Hora: 9h às 16h 

Local: Centro de Convivência da UFC – Campus do Pici

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo