Nota de Pesar – Dançarina e coreógrafa Regina Passos

Data de publicação: 21 de junho de 2024. Categoria: Nota de pesar, Notícias

A Pró-Reitoria de Cultura da UFC manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da dançarina e coreógrafa Maria Regina Picanço Passos, pioneira no ensino de ballet no Ceará. Regina contribuiu para gerações de artistas e entusiastas da arte da dança no Estado.

A artista faleceu nesta quinta-feira, 20, aos 101 anos. Sua carreira é marcada pela referência que ela se tornou para muitas gerações, iniciando aos 28 anos no balé clássico, demonstrando muita força na busca de suas conquistas. Fundou a primeira escola de balé de Fortaleza. Dirigiu mais de 50 festivais de dança clássica no Theatro José de Alencar e deu sua contribuição para impulsionamento da profissão e o ensino da dança na Capital.

Em 2009, a “Revista Entrevista” produzida pelo Curso de Jornalismo da UFC, publicou uma entrevista com a artista, destacando sua trajetória e momentos importantes de sua vida. A publicação está disponível no Repositório da UFC. Na longa e louvável conversa, Regina destaca: “Eu acho que o sonho que eu queria era ensinar balé. Gostei de ensinar. E agora eu quero que meu enterro saia de dentro da academia”.

Com essa imagem de uma Regina Passos pioneira e inspiradora nos despedimos e manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos, emanando força nesse momento de tristeza e luto.

Foto: Deivyson Teixeira
Fontes: Jornal O Povo / Revista Entrevista (2010)