Cultura se faz junto: Estão abertas as inscrições para os primeiros seminários do Plano de Cultura da UFC
Data da publicação: 14 de outubro de 2024 Categoria: Cultura, Notícias, Plano de Cultura da UFC, Política CulturalOs encontros já começam no mês de outubro e acontecerão em Fortaleza e em Russas
A partir desta segunda-feira, 14, a Pró-Reitoria de Cultura abre inscrições para os seminários iniciais de elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Ceará. Os dois primeiros encontros serão realizados neste mês de outubro: um no Campus do Pici, em Fortaleza, no dia 24, e o segundo no Campus de Russas, no dia 31. Os dois seminários marcam o início da série de 10 encontros que vão ser realizados em todos os campi e com participação das diversas unidades que compõem a UFC.
O tema do primeiro seminário será: “Democratização do acesso à cultura, participação social, territórios e saberes populares”, com foco na discussão de questões-chave inseridas nessa temática. Esse primeiro encontro tem a coordenação conjunta da Procult, da Casa José de Alencar e da Comissão de Direitos Humanos da UFC.
Na programação do seminário que será realizado no dia 24, em Fortaleza, está confirmada a participação da gestora, pesquisadora e empreendedora cultural, Stéfane Souto. Baiana, natural de Salvador, ela vai proferir a palestra “Da democratização à insurgência cultural: perspectivas, dimensões e paradigmas em debate no terreiro da cultura”. A palestra acontece na programação do turno da manhã.
“Memória e Patrimônio cultural na UFC” é o tema do segundo seminário. O Campus de Russas receberá as discussões a respeito do tema, com o objetivo de dialogar sobre os desafios da área do Patrimônio Cultural na UFC e suas demandas também no campo da preservação da Memória. O evento ocorrerá presencialmente no Auditório 01 do Campus da UFC Russas no dia 31 com transmissão on-line e contará com a participação do pesquisador André Frota, da Universidade de São Paulo, que vai compartilhar sua vivência com a palestra intitulada: “Patrimônio Cultural da USP São Carlos: práticas de identificação, interpretação e representação”.
Esse segundo seminário é organizado conjuntamente pela Procult UFC, o Memorial da UFC, o Comitê de Patrimônio Cultural da UFC e o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC (Nudoc).
Dinâmica dos seminários temáticos
Os seminários serão momentos de partilha e troca de ideias sobre os temas em formato híbrido. Cada encontro será dividido em dois momentos. No período da manhã, das 8h30 às 12h, com uma mesa de abertura oficial e a mesa temática com a presença do(a) convidado(a). No período da tarde os participantes serão divididos grupos de trabalho para discutirem e indicarem as diretrizes a serem integradas na consulta pública sobre o Plano, uma das fases de sistematização das ideias discutidas durante os seminários.
A Pró-Reitoria da Reitoria de Gestão de Pessoas irá liberar a participação para os seminários para os servidores que registram frequência eletrônica. A comprovação da justificativa será mediante a comprovação de participação, a lista será compartilhada ao longo dos respectivos encontros.
Os eventos são abertos a toda a comunidade acadêmica e sociedade com inscrição gratuita por meio do site: https://culturasefazjunto.ufc.br/pt/seminarios/
Os seminários temáticos fazem parte da fase de discussões do projeto de construção do Plano de Cultura da UFC, fruto de uma parceria da Universidade com o Ministério da Cultura (Minc) através do projeto “Universidade em movimento”, ação que prevê o financiamento das etapas de elaboração do Plano de Cultura em outras universidades, começando pela UFC.
Sobre os convidados e convidadas:
Stéfane Souto possui 14 anos de experiência no campo da produção cultural, atuando como produtora executiva e gestora de projetos em importantes instituições, como o Teatro Gamboa, o Teatro Vila Velha e a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, onde coordenou a economia da cultura e idealizou a Agência do Trabalhador da Cultura em 2023. Atualmente, é diretora executiva e criativa da Transatlântica, uma plataforma de criação cultural em afroperspectiva.
André Frota é doutorando no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição e Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara e recebeu o prêmio ‘Destaque Cultural do Ano – Categoria Patrimônio Histórico Material em 2020’, concedido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Atualmente, é membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) – Brasil e autor do livro ‘Educação Patrimonial em São Carlos: identificando referências culturais na universidade e na escola’.
Serviço:
Seminário Temático: Democratização do acesso à cultura, participação social, territórios e saberes populares na UFC
Local: Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici, Ac. Público, 907 – Pici.
Data: 24/10, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Inscrição aqui!
Seminário Temático: Memória e Patrimônio Cultural da UFC
Local: Auditório 01 – Bloco B – Unidade 1 – UFC – Campus de Russas
Endereço: Avenida Felipe Santiago, 411, Campo Federal, Russas – CE
Data: 31/10, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Inscrição aqui!
Mais informações através do e-mail: procult@ufc.br