Gestores da Procult UFC apresentam produções no XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais na Fundação Casa de Rui Barbosa
Data da publicação: 7 de julho de 2025 Categoria: Cultura, Cultura UFC, NotíciasA Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Procult UFC) participou, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O seminário também integra parceria com o IberCultura Viva e os debates sobre as políticas culturais do Cultura Viva e do Cultura Viva Comunitária na América Latina.
O evento é um dos mais relevantes do país no campo das políticas culturais, reunindo pesquisadores, gestores e representantes de instituições culturais do Brasil e da América Latina.
Representando a UFC, os gestores da Procult integraram o Grupo de Trabalho “Cultura e Universidade”, apresentando dois artigos científicos que refletem o avanço das políticas institucionais no campo da cultura. O primeiro artigo abordou o processo de construção do Plano de Cultura da UFC, destacando o processo colaborativo entre comunidade acadêmica, gestores e sociedade civil, o trabalho foi apresentado pelo pró-reitor de cultura Sandro Gouveia e a coordenadora de Difusão e Produção cultural, Dayana Oliveira.
O segundo trabalho apresentou as estratégias de financiamento e fomento à cultura desenvolvidas pela Pró-Reitoria nos últimos 2 anos, com foco em editais públicos, parcerias institucionais e ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema cultural universitário, esses resultados foram apresentados pela professora Eulália Camurça, coordenadora de projetos e relações interinstitucionais e o professor Sandro Gouveia. Os artigos foram fruto de uma escrita coletiva que contou também com a colaboração da professora Glícia Pontes, pró-reitora adjunta de cultura e da produtora cultural Jocastra Holanda.
Além da participação no seminário, a equipe da Procult realizou uma visita institucional à sede da TV Globo, onde conheceu de perto o projeto LED – Luz na Educação, uma iniciativa que articula comunicação, cultura e inovação com foco no impacto social da educação. A visita teve como objetivo conhecer práticas que possam inspirar ações semelhantes na UFC, especialmente no diálogo entre cultura, mídia e formação cidadã.
Na agenda também foi realizada uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para tratar dos preparativos do Encontro Nacional de Museus Universitários, que ocorrerá em Fortaleza no mês de setembro deste ano.
A abertura do XIV Seminário contou com uma conferência que celebrou os 40 anos do Minc e 50 anos da Funarte, e no encerramento, realizado na última sexta-feira (4), foram realizadas duas conferências. A primeira destacou a importância dos debates em nível mundial sobre os desafios da política cultural e os demais temas que serão debatidos na III Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – Mondiacult 2025, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro em Barcelona, com uma ampla agenda de políticas culturais.
A última conferência trouxe poesia e reflexão para finalizar o encontro. Tratando do tema Teia: a inteligência Vital x inteligência artificial, o escritor Célio Turino fez provocações sobre o contexto atual da sociedade com relação às políticas de cultura e desenvolvimento social. O tema é também tratado no seu livro “Sementeira – Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais”, que foi lançado na ocasião, um convite para pensarmos como a Cultura pode contribuir para as diversas problemáticas sociais, a começar pela educação, através da erradicação do analfabetismo.
O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais foi um dos maiores encontros já realizado, reuniu mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina em mais de 40 atividades, entre mesas, conferências e debates que tratam dos principais temas da cultura contemporânea.