Procult UFC realiza seminário temático sobre Cultura Digital e Economia Criativa no Campus de Quixadá
Data da publicação: 15 de setembro de 2025 Categoria: Notícias, Plano de Cultura da UFC
Estão abertas as inscrições do 11º Seminário Temático do Plano de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), que discutirá sobre Cultura Digital e Economia Criativa na universidade. As inscrições são gratuitas e realizadas de forma online, através do link: https://abrir.link/gaGVG
O evento acontece na próxima terça-feira, 23 de setembro, a partir das 9h30, na Sala Multiuso do Campus UFC Quixadá e tem como objetivo fomentar o diálogo interdisciplinar e contribuir para a discussão das temáticas com foco na elaboração de diretrizes para o Plano de Cultura da UFC. Na programação da manhã, a palestra terá as falas inspiradoras dos seguintes palestrantes:
Raquel Viana Gondim – mestre em Administração, graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Arte-Educação (UECE- UFC – IFCE) e doutoranda em Ciências da Cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal. Professora na Universidade de Fortaleza – UNIFOR nos cursos de Cinema e Audiovisual, Design, Design de Moda e Bacharelado em Moda. É sócia da Tempo de Hermes Projetos Criativos, atuando como pesquisadora e consultora em economia criativa.
Léo Suricate – Atualmente deputado estadual como suplente pelo PSOL, Léo Suricate sempre demonstrou interesse em participar de movimentos sociais e defender causas populares. Iniciou sua atuação no movimento cultural em 2006, no Sarau da Praça do Povo, na Sapiranga, e, no mesmo ano, começou sua presença na internet. Em 2012, alcançou grande projeção com a página de humor cearense Suricate Seboso, fundada por Diego Jovino e co-criada e administrada com seu irmão Eduardo de Souza Xavier, tornando-se uma das vozes mais populares e autênticas da comunicação digital no Ceará.
Gecíola Fonseca – é graduada em Comunicação Social (UFC) e especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos (UFC) e em Gestão Pública (UFCA). Tem experiência como gestora social, cultural, de comunicação e de tecnologias. Nos anos de 2016 a 2018 coordenou a Governança Digital da Secult, quando implementou o Mapa Cultural do Ceará. Foi assessora de Inovação e Desenvolvimento do Instituto Dragão do Mar (IDM), onde implementou soluções inovadoras para a gestão de 16 equipamentos públicos culturais, de esporte e meio ambiente do Governo do Ceará. Gerenciou a reestruturação dos projetos socioambientais e o reposicionamento de marca do Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Durante sua carreira, liderou projetos em pontos de Cultura, como o Megafone (Encine); e em equipamentos públicos para a juventude, como o Conexões Periféricas (Rede Cuca). Foi gestora de Comunicação Digital da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.
Apresentação artística:
Rosinha Miguel – poetisa, cordelista, declamadora de poesias e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sempre foi envolvida no mundo da poesia devido seu pai ser repentista, então, é apaixonada pelo mundo do verso e do improviso. Com alguns cordéis publicados, Rosinha está lançando atualmente seu primeiro livro infanto-juvenil: “O RATINHO E O LEÃO – EM CORDEL.”
O encontro é aberto à participação de estudantes, professores, técnico-administrativos e demais interessados da comunidade acadêmica e ocorre de forma híbrida, com transmissão on-line das palestras pelo YouTube da Procult UFC e dos grupos de trabalhos via Google Meet.
A partir das 14h, dois Grupos de Trabalho serão divididos para aprofundarmos nas temáticas e na elaboração de diretrizes culturais que integrarão o Plano de Cultura da UFC, sendo uma oportunidade para refletirmos coletivamente sobre os papéis da universidade diante das transformações culturais e econômicas da era digital. Para acesso às salas virtuais, será enviado por e-mail o link de acesso aos inscritos na categoria “online”.
GT 1 – Cultura digital
Neste Grupo de Trabalho será possível discutir sobre questões como a forma que as tecnologias digitais têm transformado a produção cultural e artística no espaço acadêmico e como isso pode ser impactado no plano de Cultura, também deverá ser discutida a atuação da UFC na formação crítica e criativa diante da cultura digital e os desafios, as possibilidades de preservação da memória cultural digital, entre outros subtemas.
GT 2 – Economia criativa
Neste GT sobre Economia Criativa, a discussão incluirá questões como a integração da inovação, tradição e sustentabilidade em empreendimentos culturais, como a Economia Criativa pode contribuir para o desenvolvimento social e territorial e outras questões que poderão contribuir para a sugestão de diretrizes para o Plano de Cultura.
Programação completa:
09:30 – Abertura do Seminário com Mesa Institucional e apresentação artística
10:00 – Fala inspiradora dos palestrantes
12:00 – Intervalo
14:00 – Grupos de Trabalho
GT 1 – Cultura digital
GT 2 – Economia criativa
16:30 – Plenária final
Serviço:
11° Seminário Temático: Cultura Digital e Economia Criativa
Local: Sala Multiuso – Campus UFC Quixadá
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Quixadá, CE, 63902-580
Data: 23/09 (terça-feira), das 9h30 às 17h
Inscrições aqui!
Mais informações através do e-mail: producaocultural@procult.ufc.br