Saiba como está ocorrendo a retomada de atividades presenciais da Secult UFC e dos equipamentos culturais vinculados
Data da publicação: 2 de julho de 2021 Categoria: Arte na Universidade, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Casa de José de Alencar, Museu de Arte da UFC, Notícias, Teatro UniversitárioA Secretaria de Cultura da UFC retornou suas atividades presenciais nesta quinta-feira, 1º de julho, com a equipe reduzida e no regime de revezamento entre os servidores aptos ao retorno presencial. Foram considerados nesta escala os colaboradores que já tomaram a primeira dose da vacina e não convivem com familiares que apresentam fatores de risco à Covid-19.
De acordo com a Portaria 167, publicada no último dia 28 de junho, as unidades acadêmicas e administrativas da UFC e suas subunidades estão autorizadas a manter seu funcionamento em regime presencial com escalas de revezamento, obedecidas as recomendações das autoridades sanitárias. A medida decorre do avanço da imunização e da queda nas taxas de transmissão da Covid-19 no Estado do Ceará.
O agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo da Secult UFC deve ser feito com antecedência pelo e-mail arte@ufc.br. As reuniões serão marcadas com no máximo 3 participantes, incluindo o(a) representante da Secretaria.
Além da Secult UFC, os equipamentos culturais vinculados à estrutura administrativa da secretaria – o Museu de Arte da UFC, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Casa de José de Alencar e o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – estão organizando o retorno gradual das atividades presenciais a partir deste mês de julho.
Confira abaixo os detalhes da retomada das atividades presenciais nos equipamentos culturais:
Casa Amarela Eusélio Oliveira – Os funcionários terceirizados que atuam no equipamento cultural retornam às atividades presenciais em regime de revezamento, a partir da próxima segunda-feira, 5. A equipe da Casa Amarela Eusélio Oliveira está realizando o planejamento do retorno presencial de atividades e dos próximos cursos que serão ofertados.
Com relação aos servidores, o retorno presencial será após o recebimento da segunda dose da vacina, pois a equipe da CAEO é formada por servidores que convivem com familiares que apresentam fatores de risco à doença. A perspectiva é que as atividades presenciais com toda a equipe sejam retomadas gradualmente com o avanço da vacinação no Estado.
Para quem está ansioso pelo retorno dos cursos na CAEO, a direção do equipamento cultural informou que será realizado um curso de fotografia on-line. A previsão é que as aulas sejam realizadas na segunda quinzena de setembro. Em breve serão divulgadas as informações sobre o curso e as inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.caeo.ufc.br ou pelo telefone: (85) 3366-7772.
Museu de Arte da UFC – No momento o equipamento cultural não está realizando atendimento presencial. A reabertura do Museu às visitas ao público está prevista para o dia 12 de julho. O retorno depende apenas da conclusão da obra da rampa de acessibilidade na porta principal do Mauc, para que não haja comprometimento à circulação das pessoas na entrada.
Serão permitidas visitas ao museu desde que atendidas as seguintes condições: Uso obrigatório de máscaras no ambiente interno. Grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas. O limite é de 50 pessoas em cada turno (manhã ou tarde) a fim de evitar aglomeração e manter o distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes. Será aferida a temperatura corporal na entrada do prédio e disponibilizado álcool em gel para todos na recepção do Mauc.
O acesso ao Arquivo Institucional e Histórico do Mauc pode ser feito mediante agendamento pelo e-mail: arquivomauc@ufc.br e para consultas ao acervo da Biblioteca Floriano Teixeira, o agendamento é através do e-mail: bibliotecamauc@ufc.br. Os documentos serão reservados previamente e disponibilizados somente para a consulta presencial, nas dependências do Museu, de acordo com o horário agendado.
Para agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo, as solicitações devem ser feitas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelo telefone 3366-7481. Serão permitidas reuniões de no máximo 3 participantes (incluindo integrante da Equipe Mauc). Mais informações sobre a programação e os horários de funcionamento podem ser obtidas pelo e-mail: mauc@ufc.br ou pelos telefones: (85) 3366.7481/7482.
Casa de José de Alencar – O equipamento cultural retomou na última segunda-feira (28) a visitação presencial aos espaços da Casa. O acesso ao Museu Arthur Ramos e às pinacotecas são permitidos após agendamento através de um formulário disponível no site da Casa de José de Alencar (https://casajosedealencar.ufc.br). O formulário pode ser acessado aqui.
Os grupos de visitantes podem ser compostos por, no máximo, 6 pessoas, visando ocupar até 50% da capacidade do local. Os interessados devem consultar a disponibilidade no calendário de visitas disponível no site e após o envio do formulário de agendamento devem aguardar a confirmação via e-mail. Todos os visitantes deverão utilizar máscara de proteção, inclusive crianças maiores de 3 (três) anos.
Para visitas sem mediação cultural e uso da área verde para ensaios fotográficos não há necessidade de agendamento. O espaço está aberto de segunda a sexta, de 8 às 17h, e aos sábados, de 8 às 12h. Aos domingos e feriados a área verde, bem como os outros espaços da Casa, encontram-se fechados. Permanecem fechados os seguintes espaços da CJA: As bibliotecas “O Guarani” e “Braga Montenegro”, o auditório e o Restaurante Iracema, localizado nas dependências do equipamento cultural. Para mais informações, os contatos são: e-mail: casajosedealencar@ufc.br / (85) 3229.1898.
Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – A equipe de servidores do Teatro retomou as atividades presenciais em regime de revezamento neste mês de julho, considerando na escala somente os servidores que não apresentam fatores de risco para a COVID-19.
O espaço do teatro está aberto a partir deste mês de julho apenas para ensaios e atividades práticas para os estudantes e docentes do curso de Teatro da UFC. De acordo com o protocolo, será permitido apenas um grupo de até 5 pessoas, por dia e por espaço. Cada grupo, por sua vez, responsabiliza-se por permitir aferição de temperatura, fazer uso de álcool em gel e máscara de proteção.
A partir de agosto de 2021, serão permitidas gravações de espetáculos e experimentos cênicos ligados a disciplinas de cursos do ICA, que acontecerão de acordo com a demanda, com os mesmos critérios dos ensaios e com revezamento dos técnicos que já tiveram a segunda dose do imunizante ou não apresentam fator de risco para a COVID-19.
Sobre as apresentações de espetáculos no formato presencial, a direção do Tupa/UFC está definindo as datas de abertura de pauta, tendo em vista a necessidade de equipagem dos espaços com suporte de álcool em gel para mínima segurança da plateia, artistas e sua equipe, estudantes e servidores envolvidos. Mais informações podem ser obtidas pelos contatos: (85) 3366-7832 / e-mail: teatrouniversitario@ufc.br
A Secretaria de Cultura Artística ressalta que em caso de sintomas gripais, adie sua visita ao equipamento cultural ou qualquer outro espaço público e procure orientação médica. Mais informações sobre a retomada das atividades presenciais da Secretaria podem ser obtidas através do e-mail: arte@ufc.br ou pelo telefone: 85 – 3366-7831.