Diversidade Cultural e Museus Universitários serão as temáticas dos Seminários do Plano de Cultura da UFC neste mês de novembro
Data da publicação: 11 de novembro de 2024 Categoria: Cultura, Plano de Cultura da UFCA Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), dá continuidade ao ciclo de Seminários Temáticos para a elaboração do Plano de Cultura da UFC. Neste mês de novembro acontecem mais dois seminários em formato híbrido, presencialmente no Centro de Convivência da UFC, Campus do Pici, em Fortaleza, e com transmissão on-line. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via formulário eletrônico no site do Plano de Cultura e nos links disponíveis abaixo.
O terceiro seminário temático acontece no dia 21/11, das 8h às 17h, e será direcionado à temática “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidade na política cultural”. A mesa de debate contará com a fala inspiradora de Dáry Bezerra, presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), ativista LGBTQIA+ e mestra em Antropologia pela UFC, e Clemilda dos Santos Sousa, Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Especialista em Audiodescrição e membra da Comissão de Direitos Humanos da UFC.
O principal objetivo da abordagem sobre diversidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidade é o enriquecimento dos debates sobre cultura e a criação de novas possibilidades inclusivas para pluralidade social por meio do Plano de Cultura da UFC.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e o Grupo de Resistência Asa Branca. Dividido em dois momentos, a primeira parte do encontro acontece das 8h às 12h, e conta com o credenciamento, a mesa institucional de abertura e a mesa temática, que conta com palestra/fala inspiradora, debate e mediação com participação do público. Após o intervalo do almoço, a programação retorna às 13h30 nas salas onde ocorrem os debates nos Grupos de Trabalho (GT’s) sendo o GT 01 relacionado à “Diversidade e Raça” e o GT 02 focado no tema “Acessibilidades”.
“Coleções e Museus Universitários” é o tema do quarto seminário do Plano de Cultura, que acontece na sexta-feira, dia 22 de novembro, também no Centro de Convivência da UFC, Campus do Pici, das 8h às 17h.
O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), núcleo vinculado à Coordenação de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (COPAM/SECULT-CE), e conta com a presença do pesquisador Maurício Cândido da Silva, criador e coordenador da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU) e chefe do Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo. Na programação, Maurício Cândido da Silva profere a palestra “Coleções e Museus Universitários no Brasil, no Nordeste e no Ceará: paisagem atual, desafios e perspectivas”.
O Seminário “Coleções e Museus Universitários” direciona-se à construção de debates e proposições que dêem relevância e fortaleçam o papel das coleções e dos museus universitários na UFC numa metodologia que visa proporcionar um espaço de reflexão amplo e acessível em torno das problemáticas atuais e futuras ligadas ao tema. O evento é destinado a servidores docentes e técnico-administrativos, bem como a terceirizados, pesquisadores, curadores, estudantes e toda a sociedade civil e grupos de diferentes áreas do conhecimento.
O encontro é dividido em dois momentos. No período da manhã, das 8 às 12h, temos o credenciamento, a mesa institucional de abertura e a mesa temática, que conta com palestra, debate e mediação. O público do seminário também é convidado a debater e interagir nesse primeiro momento do dia.
Após a pausa do almoço, o encontro retoma às 13h30 nas salas (presenciais e virtuais) onde ocorrem os debates nos Grupos de Trabalho (GT’s) a fim de construirmos juntos as diretrizes para este campo do conhecimento e da cultura.
O GT1 aborda a “Criação, Institucionalização e Manutenção de Coleções e Museus Universitários” e o GT2: “Políticas de Preservação e Gestão de Acervos e Coleções Universitárias”. Os Grupos de Trabalho são incentivados a discutir os seguintes tópicos: Criação e institucionalização das coleções e museus universitários; Fomento, financiamento e manutenção; Governança, transparência e participação social; Acessibilidade e democratização; Gestão de coleções e acervos: documentação, preservação e informatização; Educação, formação e pesquisa museal; Comunicação museológica: exposições, publicações e outros meios; Comunicação institucional; Parcerias e colaboração.
No site do Plano de Cultura da UFC estão disponíveis os documentos norteadores para as discussões nos Grupos de Trabalho, na aba Documentos.
Serviço:
Seminário Temático: Diversidade cultural e transversalidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidade na política cultural
Local: Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici, Ac. Público, 907 – Pici.
Data: 21/11, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Inscrições Aqui
Seminário Temático: Coleções e Museus Universitários
Local: Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici, Ac. Público, 907 – Pici.
Data: 22/11, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Inscrições Aqui
Mais informações através do e-mail: procult@ufc.br