Funcionamento da Procult UFC durante a Greve dos TAEs na UFC
Data da publicação: 15 de março de 2024 Categoria: NotíciasA Pró-Reitoria de Cultura da UFC divulga o funcionamento de suas Coordenadorias (nas sedes Benfica e Pici) e dos equipamentos culturais no período da greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Ceará, que teve início nesta sexta-feira, 15 de março.
A Coordenadoria de Gestão manterá as atividades administrativas relacionadas aos serviços essenciais como o recebimento de frequências, processos de pagamento de bolsistas do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), bem como a orientação e apoio logístico aos equipamentos culturais nas solicitações de licenças e outros processos que precisam seguir prazos. O atendimento presencial para fins administrativos estará suspenso, sendo mantido o recebimento de e-mails (procult@ufc.br) e processos no Sistema Eletrônico de Informação (Sei).
Na Coordenadoria de Difusão e Produção Cultural, as atividades de produção de eventos e divulgações ficarão suspensas no período da greve. Serão mantidas apenas as atividades relacionadas à escrita de projetos e ações com prazos de inscrição estabelecidos em edital. Os agendamentos para eventos externos na Concha Acústica previamente agendados serão mantidos, mas não haverá novos agendamentos durante a paralisação dos servidores. O atendimento presencial e as solicitações de empréstimos de equipamentos também estão suspensos temporariamente.
A Coordenadoria de Conhecimento e Memória manterá em funcionamento os serviços de atendimento relativo ao PPCA para bolsistas e coordenadores, com acompanhamento via e-mail (ppca@ufc.br) e Sistema Eletrônico de Informação (www.sei.ufc.br). Também será mantido o diálogo com os equipamentos culturais para finalizar a elaboração de projetos para submissão a editais.
Na Coordenadoria de Projetos e Relações Interinstitucionais serão realizados somente projetos em andamento e com datas previamente estabelecidas em edital.
Confira abaixo como será o funcionamento dos equipamentos culturais vinculados à Procult UFC:
O funcionamento da Casa Amarela Eusélio Oliveira será interno para andamento de demandas que tem prazo de caráter urgente para execução. Já os atendimentos presenciais e agendamentos de espaços para eventos e exibições estão suspensos.
Na Casa de José de Alencar, as exposições permanentes no Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira e Salão Iracema estarão suspensas por tempo indeterminado. A área verde permanecerá aberta de segunda a sábado, das 8h às 17h, para a realização de piqueniques, ensaios fotográficos e visita espontânea à casinha natal de José de Alencar e às ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, exceto aos domingos e feriados.
O atendimento presencial está suspenso. A comunicação da administração da Casa com a comunidade segue mantida pelo e-mail casajosedealencar@ufc.br, whatsapp (3366.9276) e Instagram (@casajosedealencaroficial).
A equipe do Centro de Convivência da UFC aderiu à greve dos servidores TAEs e o agendamento de espaços para eventos está suspenso. Estão mantidos os agendamentos feitos previamente até 14 de março. Novos pedidos de agendamento serão retomados após o término da greve.
O Memorial da UFC irá interromper, a partir de segunda-feira (18), por tempo indeterminado, as seguintes atividades voltadas ao público: Visitas mediadas; recepção de pesquisadores (virtual e presencial); diagnósticos e tratamento de acervos. Além disso, postagens e comunicação nas redes sociais também serão suspensas temporariamente. Serão mantidas as atividades realizadas com os bolsistas de projetos coordenados pela equipe do equipamento cultural.
A partir desta sexta (15), o Museu de Arte da UFC terá seu funcionamento alterado, mantendo algumas atividades específicas, como por exemplo, o horário de visitação às exposições reduzido, de terça à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.
As demandas administrativas estão mantidas exclusivamente via atendimento SEI, e-mail (mauc@ufc.br) e telefone (3366-7481). O atendimento de pesquisadores estará suspenso devido à reforma do setor nas próximas semanas e as demandas podem ser encaminhadas para o e-mail arquivomauc@ufc.br. Estão suspensos o atendimento presencial para fins administrativos e a mediação de grupos e visitantes pelo Núcleo Educativo (com exceção de escolas públicas com agendamento já confirmado até a data de 14/03/2024).
A comunicação nos meios digitais e o atendimento ao público (presencial e virtualmente) no Núcleo de Comunicação e na Biblioteca Floriano Teixeira serão interrompidos temporariamente. As atividades de sábado previstas para abril, serão analisadas e avaliadas com cautela.
Os servidores lotados na Rádio Universitária FM estão solidários à paralisação dos TAEs e construíram, em comum acordo, uma programação alinhada ao movimento grevista.
Os programas jornalísticos terão foco nas informações acerca das reivindicações dos servidores, na questão trabalhista de forma geral e no cenário de investimentos na educação pública. Já a programação musical priorizará canções que falem sobre a importância dos movimentos sociais para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
O setor técnico permanecerá sem alterações, a fim de garantir a manutenção da rádio no ar. Os programas produzidos por colaboradores externos serão mantidos sem interferência da rádio no conteúdo.
Na Seara da Ciência, as visitas estarão mantidas no horário regular. Os cursos e as formações em andamento continuarão a acontecer. Durante esse período, as demandas administrativas via SEI estarão paralisadas. Todos os contatos deverão ser realizados exclusivamente via telefone (3366-9245 ou 3366-9294).
Todos os conteúdos a serem postados, via Instagram, no mês de março, ainda estarão mantidos. As publicações regulares, bem como a comunicação pelas nossas redes sociais, estão suspensas até que a greve seja finalizada.
No Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), que tem em seu quadro 100% de servidores TAEs, as atividades serão totalmente paralisadas em função da adesão de toda a equipe.
Os servidores e servidoras TAEs da Universidade Federal do Ceará estão em greve por valorização da carreira, para saber mais detalhes e atualizações sobre a greve na UFC recomendamos acessar os canais oficiais dos órgãos representativos.
Os detalhes sobre os funcionamentos e outras informações sobre os equipamentos culturais da UFC podem ser acessados nos canais oficiais de cada equipamento.
Fonte: Com informações dos equipamentos culturais.