I Seminário de Cultura e Arte da Secult UFC promoveu espaço de diálogos e reflexões sobre o fazer cultural na universidade
Data da publicação: 19 de novembro de 2021 Categoria: Notícias, PPCA, Seminário de Cultura e ArteA Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) encerrou hoje, 19, as atividades do I Seminário de Cultura e Arte da Secult UFC, com o tema “Diálogos, Práticas e Perspectivas”. O evento aconteceu de forma online e contou com a presença de pesquisadores, servidores técnicos e docentes e estudantes da UFC e projetos culturais do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA).
A mesa de abertura teve a participação do reitor da Universidade Federal do Ceará, prof. Cândido Albuquerque, que abriu as atividades do evento ressaltando a importância do Seminário e da produção artística dentro da universidade. Ao longo do dia, as discussões nas mesas destacaram questões sobre a cultura em tempos de pandemia e a contribuição do Encontro de Cultura Artística e da Mostra ICA para o campo cultural e a comunidade acadêmica.
A mesa “Percursos da Política Cultural da UFC” foi destaque do primeiro dia, reunindo convidados que discutiram sobre a trajetória dos equipamentos culturais, projetos e iniciativas culturais e artísticas que fazem parte da universidade. Maria Pinheiro Pessoa, diretora da Secult UFC, ressaltou como a inclusão da cultura artística no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFC) legitima todo o trabalho dos equipamentos culturais e que esse foi um grande passo para a reflexão e a discussão da cultura. “A gente sabe que o campo da cultura é um campo de luta e de tensões, e essa conquista, sem dúvida, é de grande mérito. É primordial que a cultura seja reconhecida institucionalmente, com a importância para a formação acadêmica, sendo primordial a sua defesa e manutenção”, afirma.
No segundo dia do Seminário, os projetos do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) foram destaques nas discussões. A última mesa aconteceu com a participação dos bolsistas que abordaram a produção cultural e artística a partir das suas experiências. No decorrer do dia, foram realizadas duas rodas de conversas, que reuniram relatos dos convidados sobre o protagonismo do discente e as experiências de inclusão social e acessibilidade em projetos do PPCA.
Durante a primeira roda de conversa, a professora do curso de Dança da UFC, Denise Vendrami Parra, destacou a importância das relações criadas no Projeto Improvisa para superar os desafios impostos pela pandemia, ressaltando a importância da participação dos discentes que constroem o projeto para o fortalecimento dessas atividades dentro da Universidade e fora dela, ao expandir o alcance do projeto para escolas e outros alunos da própria instituição.
Para encerrar os debates da programação do Seminário de Cultura e Arte, nossos convidados conversaram sobre inclusão social e acessibilidade e tiveram destaque os projetos do PPCA voltados para essas pautas. Na conversa, foi discutida a atuação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Sobral em comunidades da cidade, levando o universo da música para as crianças da cidade; do projeto Arte na Biblioteca, através da Biblioteca e do Cine Papoco de Ideias nas comunidades da periferia de Fortaleza; além do importante papel de acessibilidade do projeto Fotografia Tátil, que contribui para a realização de projetos com ferramentas voltadas para o acesso de pessoas com deficiência visual na apreciação de expressões artísticas, como a fotografia e a música.
O Seminário foi concluído com importantes debates e questões levantadas para a reflexão sobre a atuação da Secretaria de Cultura da UFC e seus respectivos projetos, cadastrados no PPCA, para a promoção da Cultura e da Arte em vários âmbitos da Universidade Federal do Ceará.
Redação do texto: Isadora Nunes e Danielle Gadelha
Edição de texto: Dayana Oliveira