Fotobiografias de senhoras do poço da draga: mulheres Fiandeiras de territórios e vivências
Coordenadores(as): Cristina Maria da Silva (ECA) e Tiago Vieira Cavalcante (extensão).
E-mail dos coordenadores(as): cristina.silva@ufc.br; tiagogeografiaufc@gmail.com
Bolsista(s): Areta Vieira Sales.
Área temática: Artes Visuais – Fotografia e Realização Artística.
Mídias Digitais: Instagram; Blogspot
Cidade: Fortaleza.
Resumo: No quadro “Las hilanderas” (1657) ou as fiandeiras do pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660) está retratado um pensamento mitológico que associa a existência feminina à prática de tecer fios e com isso tecer a vida. No Poço da Draga, desde 2016, observamos como um grupo de mulheres tecem suas vidas e a história de seu território, sempre tão ameaçado por intervenções do poder público e pela especulação imobiliária. Mas elas, como as árvores estão fincadas ao solo, seus pés se enraízam, fixam os alicerces de suas casas, de suas famílias e tomam posse cotidianamente da terra e das histórias que experimentam e das que evocam em suas memórias. Através de saraus poéticos, cantam, narram, riem, reescrevem a vida, tecem o que são nos encontros umas com as outras. Os álbuns fotográficos pessoais e de família evocam os territórios invisíveis dessas mulheres (um território afetivo que conhecemos a partir de uma vivência de extensão na referida comunidade), a vida construída no interior de suas casas, na mesa de suas cozinhas, no fundo dos quintais e na costura das roupas e do tempo. A fotografia aliada à biografia não é um mero objeto, mas um “acontecimento”, lembra-nos Fabiana Bruno (2012), na publicação: Uma antropologia das “supervivências): as fotobiografias. In: Como Pensam as Imagens. Etienne Samain (Org). – Campinas, SP: Editora da Unicamp.