Companhia de Dança do IEFES-UFC

Coordenadores(as): Maria Eleni Henrique da Silva e Tatiana Passos Zylberberg.
E-mail dos coordenadores(as):
melenih@hotmail.com; tatianapassoszylberberg@gmail.com
Bolsista(s):
Lucas Gabriel de Fontes Sousa; Miguel Vitor Da Silva Viana; Vitoria Brisa Gonçalves Nunes Barboza.
Área temática:
Dança.
Mídias Digitais:
InstagramInstitucional;
Cidade:
Fortaleza.

Resumo: A COMPANHIA DE DANÇA DO IEFES-UFC tem como objetivos: fortalecer as ações ligadas à dança na UFC e na comunidade, tanto na perspectiva artística como pedagógica; promover aulas, oficinas, capacitações e criações artísticas para a comunidade acadêmica e geral; fomentar a formação artística de graduandos ligados às licenciaturas da UFC; consolidar-se como espaço para pesquisa acadêmica e artística; promover parcerias interinstitucionais com setores artísticos e educacionais, seja por meio de editais, eventos ou convênios de intercâmbio; produzir material pedagógico e coreográfico a ser disponibilizado de maneira ampla para a comunidade e plateias que nos prestigiarem; cumprindo sua função primeira de representar a universidade com excelência. Quanto ao histórico, é notória a consolidação da dança como área de grande penetração nas ações do Instituto de Educação Física e Esportes. Sendo assim, justificamos o projeto pela sua importância seminal tanto no IEFES, como na UFC. Também teremos ações conjuntas e promoção de espetáculos gratuitos para a comunidade em geral, dialogando com a cidade e com o meio artístico fortalezense. Sendo assim, entendemos que o Projeto se justifica, proposta esta que desenvolve os quatro pilares do trabalho universitário – ensino, extensão, pesquisa e gestão – por meio da arte, por meio da dança. CIA DE DANÇA DO IEFES em parceria com o projeto de extensão “Mulheres e Novelos” realizou em 2019, seis apresentações do espetáculo UM FIO POR VEZ, todos os vídeos estão postamos no canal do YouTube em playlist exclusiva: https://www.youtube.com/channel/UC-Fv1f3YzAhCc_48gKF8HWQ /playlists – além disso, fizemos recortes com trechos do espetáculo por temáticas, como aborto e infertilidade, maternidade ou ainda, a urgência de parir a si mesmo. Fechamos o ano de 2019 produzindo o “Espetáculo Alma”. Este espetáculo foi produzido com 81 estudantes que participaram em 2019.2 das disciplinas optativas de Laboratório Artístico I e II do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) ou dos projetos Oré Anacã e Escola de Dança do IEFES (grupos Educadance, CDU e Cia de Dança da UFC – apoiados pela Secult-ArteUFC), sob coordenação dos professores Marcos Campos e Tatiana Zylberberg, apresentado no CUCA MUNDUBIM em novembro de 2019. Em 2020, no cenário da pandemia a Cia de dança do IEFES, experimentou de diversas formas como criar por intermédio das novas relações. Surgiram partituras coreográficas, que compõem as performances lançadas, e surgindo a ação denominada “Trajetos Coreográficos”, a qual discorre como o corpo entende as novas sensações geradas durante esse isolamento social e como ainda distante entendemos a dança e o outro. Para 2021 uma das temáticas centrais envolve os processos de ensino-aprendizagem-inteligências-avaliação na escola. Uma das articulações previstas surgem do TCC que temos em andamento que prevê a fundamentação e apresentação do espetáculo – QUADRO EM BRANCO do estudante João Vittor Bezerra da Silva, sob a orientação da profa. Tatiana Zylberberg. O projeto tem inspiração também no livro infanto-juvenil “O menino que desenhava o invisível”. Para este novo ciclo do projeto a Cia de Dança do IEFES que ao longo do últimos 7 anos tem o jazz em sua centralidade, poderá dialogar com outras manifestações que possam “dizer” em gestos, silêncios, movimentos individuais e coletivos, trazendo, por exemplo, as danças urbanas. A proposta é que as aulas sejam de jazz, mas para as produções podemos envolver ex-alunos da Escola de Dança do IEFES que desejem participar dos espetáculos temáticos que produzimos (ver exemplo: https://www.tatianazylberberg.com/copia- espetaculos) Além disso, visamos promover ações de formação continuada com professores de Educação Física dos municípios de Maracanaú e Eusébio. Inicialmente, as formações irão ocorrer de forma virtual, com a utilização de plataformas digitais, como o GoogleMeet. Assim que for permitido, voltaremos a oferecer as aulas-ensaios da Cia de Dança presenciais no IEFES, gratuitas, no horário do almoço.