Improvisa

Área temática: DANÇA
Facebook: www.facebook.com/improvisaprojeto
Campus: Fortaleza

Resumo: O Projeto Improvisa é um projeto de extensão universitária criado em março de 2014 por meio de Bolsa do Programa de Promoção da Cultura Artística (bolsa-arte/UFC – Secult-arte) e coordenado pela Profa. Rosa Primo (Dra. em Sociologia pela UFC e Université Paris VIII). Tal projeto tem por objetivo investigar a improvisação como potencialidade de criação em dança, através da realização de encontros de improvisação (jams sessions abertas a bailarinos e ao público geral interessado) e sessões de estudo/pesquisa artística em grupo. Compreendendo que as práticas improvisacionais compõem tanto a percepção do movimento dançado, quanto o desdobramento de recursos para configurações cênicas, as proposições do projeto estão relacionadas à invenção da cena e ao estudo das elaborações técnicas perpassadas pela improvisação no ato de criação em dança. A partir de propostas dirigidas por cada integrante, trabalhando sobre o conceito de composição em tempo real – que diz respeito a uma improvisação estruturada sobre aspectos surgidos no ato momentâneo do fazer dança – o grupo tem se voltado a imersão temporal na improvisação durante seus encontros, na tentativa de criar estados e percepções de corpo, constituindo ambiências sensíveis.