Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Circuito UFC-Arte no Interior realiza programação artística em Quixadá

Data da publicação: 4 de dezembro de 2018 Categoria: Circuito UFC Arte no Interior, Notícias Tags: , ,

Cartaz_Edição_QuixadáNos dias 12 e 13 de dezembro, a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará promove a quarta edição do Circuito UFC-Arte no Interior, desta vez será no município de Quixadá. Esta edição é realizada em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Campus da UFC Quixadá. Participam da programação projetos das áreas de Teatro, Música, Arte Circense, Cultura afrobrasileira e Design Digital.

As inscrições para as atividades começam nesta terça-feira (4/12) e seguem até o dia 12/12, através de formulários eletrônico, disponíveis no site da Secult Arte UFC (www.secultarte.ufc.br). Todas as atividades são gratuitas e abertas para estudantes de escolas e universidades da região e comunidade em geral.

Nos dois dias da programação serão realizadas oficinas, exposições, apresentações artísticas e uma feira de artesanato com trabalhos de artesãos do município de Quixadá. Com o intuito de contribuir para  o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do estado do Ceará, o Circuito UFC-Arte no Interior tem circulado pelo interior do estado com projetos de cultura artística realizados na Universidade Federal do Ceará.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (Astef). Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA) também conhecido como Bolsa Arte.

PROGRAMAÇÃO

Os projetos que participam nesta edição são: o Projeto Afrotons, com a oficina de Memórias afromusicais, abordando religiões e cultura afro-brasileira. Projeto Ateliê do Iprede, com atividades voltadas para o público infantil. O projeto Cantarolando, do curso de Música de Sobral, que fará uma homenagem ao cantor Dominguinhos e oficinas de musicalização. Na programação também acontecem duas exposições. São trabalhos realizados pelos projetos Olha pro céu meu amor e Hello, Arduíno, ambos do curso de de design digital, do campus da UFC Quixadá.

Nesta edição participam também projetos convidados, realizados na região do Sertão Central: a Cia. de Dança Rastro (Quixadá-CE) e a Cia. Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim-CE), que se apresentam no palco do evento, na Praça José de Barros, também conhecida como Praça do Leão.

A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior – edição Quixadá será no dia 12 de dezembro, às 20h, na Praça José de Barros, com a apresentação dos espetáculos “Currais” e “Milagreiros”, da Cia de dança Rastro, do município de Quixadá.

Oficinas –  Nos dois dias da programação as oficinas se concentram nos espaços da Casa de Saberes Cego Aderaldo. A partir das 14h começam as atividades. A oficina de Macramê para iniciantes, ministrada pela Profa. Diana Medina, será realizada das 14h às 17h com o objetivo de ensinar pontos básicos e combinações entre eles. O macramê é uma técnica de tecelagem manual que utiliza apenas nós. No final cada participante fará um colar.

Na tarde do dia 12/12 inicia a oficina Memórias afromusicais com o propósito de promover a difusão de conhecimento artístico e cultural sobre as relações entre musicalidade, MPB e religiões afro-brasileiras.  A oficina será realizada para uma turma de até 25 pessoas, em dois turnos: na tarde do dia 12/12, das 14h às 17h, e na manhã do dia 13/12, das 9h às 12h, no Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

No dia 13/12 a programação continua com as seguintes oficinas: Oficina de jogos teatrais para crianças, ministrada pelo grupo Ateliê do Iprede; as oficinas na área de Música: Jogos para a Educação Musical – Lecto-escrita e Oficina: Experimentando a música corporal: visualizando os sons do corpo, ambas realizadas pelo projeto Cantarolando. E ainda para o público infantil será realizada a Contação de História: Vestido de sonhos, de Alexandre Rampazo.

Formulários de inscrições

Para encerrar a programação, no dia 13/12, serão realizadas as seguintes apresentações artísticas: o espetáculo “A incrível, a  estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois”, da Cia Lamparim de Circo e Teatro, do município de Quixeramobim. No show, os incríveis palhaços, Bombirom da Silva e Estilingue, apresentam um estupendo show formado por maravilhosos números cômicos de palhaço e de malabarismo, onde o público é convidado a viajar no universo lúdico e mágico do circo. E o espetáculo musical Homenagem a Dominguinhos, do projeto Cantarolando (UFC Sobral). A programação começa às 19h, na Praça do Leão, em frente à Casa de Saberes Cego Aderaldo.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo