Procult realiza a formação “Produção cultural negra: cenários e oportunidades” como parte da programação do I Novembro Negro da UFC
Data da publicação: 12 de novembro de 2025 Categoria: Notícias
A atividade integra a Programação Novembro Negro da UFC e é realizada pela Coordenadoria de Projetos e Interações Interinstitucionais da Procult UFC.
O evento ocorrerá no dia 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), das 09:00h às 10:30h, em formato online, utilizando a sala do Google Meet. Haverá emissão de certificado para os participantes e as inscrições estão abertas no Sympla.
A Formação propõe um diálogo essencial sobre a produção cultural negra, analisando como ela se manifesta e se fortalece desde a universidade até a implementação de políticas públicas de cultura, indo além dos muros institucionais. O objetivo é discutir as possibilidades e potências da promoção da cultura negra, reunindo convidados(as) para compartilhar suas experiências, refletir sobre a cena cultural negra local e apontar caminhos para que a juventude negra ocupe espaços, fortaleça suas vozes e construa futuros possíveis.
O encontro é voltado para jovens artistas, produtores/as culturais e pesquisadores/as negros/as, pessoas de comunidades quilombolas e de terreiro, agentes culturais de manifestações tradicionais de matriz africana, e interessados em geral na promoção da cultura negr a e em práticas antirracistas no setor cultural.
PALESTRANTES CONVIDADOS E TEMAS:
- THIAGO RODRIGUES
Servidor do Escritório Estadual do MinC no Ceará (Produtor Cultural) desde 2023. Foi Gestor Executivo do Complexo Ambiental Caminhos do Horto (2022-2023). Possui Mestrado e Bacharelado em Comunicação pela UFC e é pesquisador de Políticas Culturais e Políticas Públicas Culturais.
Tema que Abordará: “A Política Cultural Aldir Blanc (PNAB) e as ações afirmativas na política cultural brasileira: caminhos e possibilidades para jovens produtores/as negros/as”.
- VANÉSSIA GOMES
Atriz e pesquisadora, Doutoranda em Teatro (UDESC) e Mestre em Artes (IFCE). Atua como Consultora UNESCO/UNILAB e é Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Girona/Itaú Cultural), com atuação contínua na área desde 1994 e pesquisa em teatro de rua no Grupo Teatro de Caretas.
Tema que Abordará: “Da elaboração à aprovação de projetos: dicas para artistas e produtores/as culturais negros/as na promoção da cultura negra e construção de projetos para editais culturais”.
Inscrições via Sympla.
Mais informações:
projetos@procult.ufc.br
Coordenadoria de Projetos e Interações Interinstitucionais
