Levantamento da Procult revela desafios e fortalezas na comunicação dos projetos do PPCA
Data da publicação: 8 de agosto de 2025 Categoria: Sem categoriaA Coordenadoria de Conhecimento e Memória (COCM) da Procult finalizou, em julho, o Levantamento das Ações de Comunicação dos 74 projetos vinculados ao Programa de Promoção da Cultura Artística da UFC (PPCA). A partir do diagnóstico, a pró-reitoria vai traçar estratégias para apoiar os projetos na produção de conteúdos para redes sociais e na construção de portfólios institucionais, respeitando as especificidades de cada iniciativa.
Os dados apontam que 41 projetos já utilizam ativamente o Instagram, mas apenas 15 contam com bolsistas com diferentes níveis de habilidades técnicas relacionadas à comunicação, que eventualmente colaboram com essa demanda dos projetos. Entre os principais desafios relatados estão: ausência de formação técnica na área, falta de equipamentos (como câmera, iluminação e computador com capacidade de edição), dificuldade em manter frequência nas postagens e insegurança quanto à identidade visual.
Por outro lado, o levantamento também mostra potencialidades: 49 projetos demonstraram interesse em formações e oficinas, 31 solicitaram apoio com edição de vídeo, e 26 com criação de portfólios e releases. Como resposta, a COCM iniciou a produção de vídeos e artes gráficas com apoio de estagiários e retomará oficinas de storytelling e comunicação digital no segundo semestre.
Com 150 bolsas distribuídas em todos os campi da UFC, o PPCA é um dos maiores programas de incentivo à cultura no ensino superior federal. Além do apoio em comunicação, os projetos recebem consultoria técnica da Procult para inscrição em editais de fomento e circulação cultural.
Saiba mais:
🔗 Seminário de Acolhimento do PPCA 2025 promove oficina de storytelling
🔗 Projetos do PPCA são aprovados no 1º edital da Pinacoteca do Ceará